De 28 a 31 de maio, acontecerá no Píer Mauá, na Zona Portuária da cidade, a 2ª edição do Rio Montreux Jazz Festival.
No penúltimo e último dias de evento, inclusive, o festival também vai se espalhar pela cidade, com 5 palcos urbanos divididos entre a Praça Mauá e outros 4 pontos.
Produzido pela Dream Factory e a MZA, com direção artística e curadoria de Marco Mazzola, o evento promete surpreender o público com um line-up de peso e algumas novidades. A 1ª delas é o Rio Montreux Jazz Festival Sessions, que levará à charmosa piscina do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana shows mensais a partir de abril.
”Um dos grandes diferenciais do Montreux Jazz Festival é que os artistas não levam suas turnês para lá, eles preparam apresentações e participam de deliciosos encontros com outros músicos. Foi esse DNA, essa filosofia que trouxemos para o Rio no ano passado e vamos manter nesta edição. Estamos preparando shows surpreendentes. O público não perde por esperar”, diz Marco Mazzola, diretor artístico do festival e CEO da MZA Music.
Já para Claudio Romano, CEO da Dream Factory, o Rio de Janeiro é o cenário ideal para receber a versão brasileira o festival suíço.
”Temos uma cidade maravilhosa e um público vibrante. Durante 4 dias no ano, a capital do jazz no mundo é aqui. Isso traz para o Rio mais visibilidade, oportunidade de turismo e negócios”, acredita Romano.
Criado na Suíça em 1967, o Montreux Jazz Festival desembarcou em 2019 no Rio de Janeiro para sua estreia em um país da América Latina. Por aqui, o evento seguiu os moldes do realizado na Europa, reunindo cerca de 40 artistas de variados gêneros para apresentações gratuitas e shows pagos.
O Pier Mauá recebeu 3 palcos nomeados em homenagem a grandes estrelas da música brasileira: Ary Barroso, Tom Jobim e Villa-Lobos. O festival também tomou conta da cidade com espaços montados para apresentações no Parque de Madureira, Largo do Machado, Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema e outros locais da cidade com o Montreux Urbano.
Sarah Buchwitz, vice-presidente de Marketing e Comunicação Mastercard Brasil e Cone Sul, vê no festival uma oportunidade de contribuir para a formação de público para o Jazz.
”Ao patrocinar novamente o Rio Montreux Jazz Festival, a Mastercard reitera seu compromisso de oferecer entretenimento de qualidade, que contribui para o crescimento cultural da sociedade para iniciar histórias que não têm preço. O apoio ao Jazz é algo que a Mastercard vem realizando desde 2019 por meio das leis de incentivo à cultura e tem o intuito de trazer este estilo musical para mais perto do público brasileiro, além de incentivar artistas nacionais e internacionais do gênero”, afirma Sarah.
O sucesso da 1ª edição do Rio Montreux Jazz Festival foi reconhecido pelo Prêmio Colunistas, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), com o objetivo de destacar os mais notáveis trabalhos de Comunicação de Marketing realizados por empresas e profissionais atuantes no Brasil. O festival foi premiado na categoria que avalia os eventos promocionais e live marketing.
”Onde tem Claro tem diversão, e por isso a operadora patrocina pelo segundo ano consecutivo o Rio Montreux Jazz Festival. Acreditamos no poder transformador da música e o festival está em perfeita sintonia com os objetivos da Claro, que é conectar pessoas e levar diversão para todos nossos clientes. E, nessa segunda edição temos a oportunidade de reforçar esse propósito da Claro”, explica Ane Lopes, diretora de Marca e Comunicação da Claro.
SERVIÇO
Rio Montreux Jazz Festival 2020
- Datas: 27 a 31 de maio
- Horário: A definir
- Locais: Fairmont Rio de Janeiro Copacabana (27/05) | Píer Mauá (28 a 31/05)
- Endereços: Avenida Atlântica, 4.240 – Copacabana (Fairmont Rio de Janeiro Copacabana) | Avenida Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá – Centro (Píer Mauá)
- Obs.: Mais informações sobre ingressos, artistas e outros locais serão divulgadas em breve