A Praça Mauá, próxima ao Museu do Amanhã, será palco da segunda edição do Festival de Acarajé da Cidade do Rio de Janeiro. O evento, que ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro, das 12h às 20h, promete celebrar a cultura afro-brasileira com uma programação recheada de atrações musicais, feira de artesanato e, claro, o tradicional acarajé, preparado por 30 baianos e baianas que se revezarão em dez barracas de comida e bebida.
A entrada é gratuita, e o evento é aberto a todas as idades.
Celebração da cultura afro-brasileira
Promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival antecipa as comemorações do Dia Nacional da Baiana de Acarajé, celebrado em 25 de novembro, e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Além da gastronomia típica, o festival contará com uma feira organizada pela Vitrine Negra (Muhcab), apresentando produtos decorativos e religiosos de dez empreendedores afro-brasileiros.
“O Festival é uma celebração das tradições afro-brasileiras, promovendo não apenas o encontro com a culinária ancestral, mas também o fortalecimento da economia criativa e da identidade cultural,” destacou a Secretaria Municipal de Cultura.
Certificação e mapeamento de baianas
Durante o evento, será destacada a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de cadastrar baianas e baianos de acarajé para certificação, garantindo que os profissionais possam trabalhar de forma legal no município.
Além de regulamentar a profissão, o cadastramento contribui para o mapeamento da atividade nos territórios cariocas, reforçando a salvaguarda dessa tradição histórica e cultural.
Programação musical
Com uma programação variada, o festival contará com shows gratuitos que celebram a riqueza da música afro-brasileira, incluindo samba, jongo e apresentações de blocos afros.
22 de novembro – Sexta-feira
- 16h30 e 18h: Roda de Samba Mulheres da Pequena África
- Intervalos: DJ Flash, residente do Baile Black Bom
23 de novembro – Sábado
- 13h e 14h30: Roda de Samba As Pastoras de Aquilah
- 16h e 17h40: Roda de Samba Moça Prosa
- 18h30: Apresentação musical com o bloco afro Lemi Ayò
24 de novembro – Domingo
- 12h: DJ Bieta
- 14h30: Apresentação musical com o bloco afro Lemi Ayò
- 16h: Roda de Jongo com “Tambor no Valongo”
Serviço
Evento: 2º Festival de Acarajé da Cidade do Rio de Janeiro
Data: 22 a 24 de novembro de 2024
Horário: Das 12h às 20h
Local: Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro (próximo ao Museu do Amanhã)
Ingresso: Gratuito
Destaques:
- Gastronomia afro-brasileira com barracas de acarajé e comidas típicas.
- Feira de artesanato com temática afro-brasileira.
- Apresentações musicais e culturais com samba, jongo e blocos afros.