30 estações meteorológicas registraram temperaturas recordes em maio no RJ

Depois da quarta-feira de refresco, a previsão é de que as temperaturas subam novamente a partir desta quinta e permaneçam assim, pelo menos, até a semana que vem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Uma forte onda de calor atingiu o Rio de Janeiro, levando a cidade a registrar recordes de temperatura ao longo do mês de maio. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 14 dias com temperaturas acima da média em 30 das 32 estações meteorológicas, dentro da série histórica que se iniciou em 1966.

Como noticiado pelo DIÁRIO DO RIO, a cidade de Niterói surpreendeu ao registrar a maior temperatura máxima do estado, alcançando 38,8 graus no início do mês. A geografia do município pode explicar essa condição extrema. Localizado às margens da Baía de Guanabara, o Centro de Niterói fica relativamente distante dos ventos costeiros, que alcançam o litoral aberto, resultando em temperaturas mais altas. Além disso, a proximidade com o mar da baía contribui para uma amplitude térmica menos significativa, começando o dia com temperaturas elevadas que tendem a aumentar ao longo da tarde.

Enquanto isso, a capital fluminense ocupou o segundo lugar, com uma máxima de 37,7 graus registrada na Restinga da Marambaia, na Zona Oeste. No Norte Fluminense, a cidade de Campos dos Goytacazes, famosa pelo “bafo quente”, também fez jus a fama com temperatura máxima de 38 graus, no dia 3 de maio.

Durante todo o período da onda de calor, as temperaturas em todo o estado se mantiveram acima dos 30 graus, uma condição considerada atípica para o outono. Somente nesta quarta-feira (15/05), os termômetros ficaram abaixo dos 25 graus, influenciados por uma frente fria. A cidade do Rio registrou, segundo o Inmet, 24,6 graus na estação da Vila Militar, sendo a tarde mais fria do ano, até agora. No entanto, a previsão é de que as temperaturas subam novamente a partir desta quinta-feira (16/05), com máximas chegando aos 31 graus. A tendência de calor intenso deve continuar ao longo da próxima semana, com temperaturas variando na casa dos 30 graus em todos os dias.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 30 estações meteorológicas registraram temperaturas recordes em maio no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui