33ª edição do Festival Curta Cinema começa nesta quarta-feira, 17 de abril

Um dos principais festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina apresenta no Rio de Janeiro 150 filmes de 32 países, além de masterclass com Arthur Omar e laboratório de projetos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Entre os dias 17 e 24 de abril, no Estação Net Botafogo, os cariocas terão a oportunidade de assistir – com entrada gratuita – a produções inéditas brasileiras e de outros 31 países, muitas delas já consagradas em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim, no 33º ano do Festival Curta Cinema. Os ingressos para as sessões nos cinemas do Estação Net Botafogo são limitados e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada sessão.

Consagrado como um dos mais importantes festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina, o Curta Cinema qualifica os vencedores das mostras competitivas nacional e internacional a concorrem a uma vaga na categoria Melhor Curta-Metragem do Oscar em 2025. O festival terá sua noite de abertura nesta quarta-feira (17/04), a partir das 20h, no Estação Net Botafogo. Serão exibidos quatro curtas-metragens, entre eles dois brasileiros: “Eu fui assistente do Eduardo Coutinho” (2024), dirigido por Allan Ribeiro, “Rosa” (2023), de Pedro Murad – ambos produzidos no Rio de Janeiro -, “Um filme sobre crianças” (2024), do diretor palestino Ibrahim Handal, e “Yaya” (2024), da diretora chilena Leticia Akel Escárate. 

“A passagem do tempo poderia ser o tema central desta nova edição do Curta Cinema, afinal são 33 anos dedicados à promoção e divulgação do cinema em curta metragem. E o tempo contribuiu para a perenidade do nosso objetivo, que é apresentar ao público carioca um cinema de invenção, novas histórias e novos realizadores”, diz Ailton Franco, diretor geral do Festival Curta Cinema.

O Festival Curta Cinema tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr. A curadoria da 33ª edição ficou a cargo de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr

Advertisement

O Itaú Unibanco patrocina o Festival Curta Cinema – 33a edição por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Curta Cinema também tem o apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do edital de apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual.

SERVIÇO

33? Festival Curta Cinema

De 17 a 24 de abril de 2024

Cinema Estação Net Botafogo

Sala 1 (250 lugares) e Sala 3 (66 lugares)

(Rua Voluntários da Pátria, 88)

Das 9h30 às 21h

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – 33o FESTIVAL CURTA CINEMA 

NOITE DE ABERTURA

Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)

17 de abril (quarta-feira)

20h

Sala 1

MASTERCLASS DE DIREÇÃO COM ARTHUR OMAR

Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)

20 de abril

15h

Sala 1

PITCHING DE LABORATÓRIO DE PROJETOS

Casa Firjan (R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo)

24 de abril

17h

Programação completa no site curtacinema.com.br.

ESPECIAL MANIFEST, ESPECIAL TOTAL REFUSAL, ESPECIAL INTERFILM E INTERZONA MIDNIGHT

MIS São Paulo – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP)

26 e 27 de abril

Sessões: 17h e 19h

Programação completa no site curtacinema.com.br.

NOITE DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO

Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88)

24 de abril às 20h30

Sala 1

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 33ª edição do Festival Curta Cinema começa nesta quarta-feira, 17 de abril
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 33ª edição do Festival Curta Cinema começa nesta quarta-feira, 17 de abril
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui