Ótima dica para cariocas e turistas que amam arquitetura, arte e cultura: Conheça 4 castelos cheios de histórias na Cidade Maravilhosa!

1- CASTELO VALENTIM

Foto: @santateresarj

Erguido em 1879, foi moradia do comendador Antônio Valentim.
Seu filho, o arquiteto Fernando Valentim, na década de 30 dividiu o castelo em apartamentos, forma encontrada de manter a propriedade. A arquitetura é eclética e tem aspectos de fortaleza. Atualmente é um condomínio residencial com oito apartamentos.

Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 1405
Por se tratar de um imóvel residencial, o acesso é restrito aos moradores.

2- CASTELINHO DO FLAMENGO

Foto: @leonardoribeiro78

O Castelo em estilo art nouveau, contrasta com os prédios da Praia do Flamengo e foi projetado pelo arquiteto italiano Gino Copede e erguido em 1918 para servir de residência a um rico empreendedor português. Na década de 90, foi transformado em centro cultural e seu nome é uma homenagem ao dramaturgo carioca Oduvaldo Vianna Filho.
O Centro possui sala para cursos e oficinas, auditório e galerias de exposições, grande parte delas voltadas para a fotografia. Na Midiateca, há mais de três mil filmes nacionais e estrangeiros que podem ser assistidos em cabines com computador ou TV.

Endereço: Praia do Flamengo, 158
Visitação gratuita, de quinta a domingo, das 10h às 18h.

3- CASTELO DA FIOCRUZ

Foto: @signorelliphoto

Construído entre 1905 e 1918, o Castelo da Fiocruz é um símbolo da ciência e da saúde nacionais. O “Palácio das Ciências”, imaginado por Oswaldo Cruz para ser a sede da instituição que receberia seu nome, foi criado à imagem do Instituto Pasteur, de Paris, reunindo a produção de vacinas e remédios, a pesquisa científica e demais atividades ligadas à saúde pública. Localizado às margens da Avenida Brasil, a construção também é conhecida como Pavilhão Mourisco, por sua arquitetura em estilo neomourisco, adornada pela beleza dos azulejos portugueses e mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

Endereço: Avenida Brasil 4365
Visita gratuita – Tour Museu da Vida (engloba vários espaços, incluindo o Castelo Mourisco)
Terça a sexta, das 9h às 16h30; sábado, das 10h às 16h.

4- CASTELO DA ILHA FISCAL

Foto: @mborgesprojetos2

Um palacete neogótico do século XIX, foi construído por Dom Pedro II e seu gabinete de governo. Hoje aberto à visitação, é uma das atrações turísticas mais procuradas no Rio. Além de sua beleza, já foi palco de episódios históricos que conferem ao local uma áurea especial, como o fato do baile do Império ou da Monarquia ter sido lá realizado.

Endereço: Cais do Espaço Cultural da Marinha.
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
De quinta a domingo em três horários: 12h30, 14h e 15h30
Os ingressos são vendidos no Espaço Cultural da Marinha, das 11h às 15h10.
O embarque acontece 20 minutos antes.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui