Setembro é o mês da comemoração do jubileu franciscano: oitocentos anos da impressão dos Estigmas de São Francisco de Assis, momento no qual São Francisco recebeu as chagas do Cristo Crucificado em seu próprio corpo. Para celebrar a data, no dia 5 de outubro, os corais dos Canarinhos e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis realizarão um concerto especial, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Centro da Cidade Imperial, às 19h. A entrada é franca.
O concerto contará com 61 vozes interpretando um repertório cuidadosamente selecionado, que resgata a espiritualidade e a beleza da obra franciscana. Os Canarinhos, conhecidos por sua tradição e qualidade musical, apresentarão ao público parte da importante história da vida do Santo de Assis.
A gestora do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Rose de Mello, afirmou que o concerto celebra a história de um grande santo, além de expressar a essência da fraternidade e da compaixão que São Francisco pregou.
“Participar deste jubileu franciscano é uma honra imensa para nossas meninas e meninos cantores. Com as vozes unidas, estamos não apenas celebrando a história de um grande santo, mas também expressando a essência da fraternidade e da compaixão que ele tanto pregou. A música tem o poder de tocar o coração e, neste momento especial, queremos que cada nota ressoe com a beleza e a espiritualidade de sua mensagem”, afirmou Rose de Mello.
O público que comparecer à Igreja do Sagrado Coração de Jesus poderá assistir a um concerto com encenação, com os cantores se movimentando e dando vida à música. A peça foi baseada nos textos da literatura franciscana e será uma obra musicalizada, na qual, esse momento singular da vida de São Francisco é retratado.
A celebração das Chagas de São Francisco é ainda mais especial, pois contempla os oito séculos do acontecimento religioso. É um momento de profunda reflexão e reverência em honra à dedicação de São Francisco, conhecido por sua singeleza e devoção.
Às frente dos coros estará o regente Marco Aurélio Lischt. No repertório, canções como “Salut, Dame Sainte”, “Misericordias Domini”, “Alto e Glorioso Dio”, “Sanctus”, “Tout Puissant”, “The Lord bless you and keep you” e muitas outras.