No final do primeiro semestre letivo, aconteceu a 5ª edição da Bolsa Roberto Rocca Ensino Médio, uma iniciativa que recompensa 200 estudantes, entre 14 e 18 anos, que tiveram melhor desempenho acadêmico, entre matriculados na rede pública de ensino médio e técnico de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. E cada aluno recebe um prêmio de R$ 2,5 mil.
Os alunos da Escola Estadual Santa Cruz (ETESC), unidade que faz parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), teve um duplo destaque esse ano: 45 alunos foram aprovados, que além de ser um recorde para unidade, também a colocou com o maior número de aprovados de toda região de Santa Cruz.
“Verificamos que no ano de 2022, dos 440 alunos matriculados na modalidade integrado, 184 possuíam o CR acima de 8,0. Isso, numa escola técnica cuja grade curricular comporta mais de 20 disciplinas, é um resultado que impacta positivamente qualquer instituição pública de ensino“, afirma Alexandre de Moraes Sant’Ana, diretor da unidade.
As Bolsas Roberto Rocca fazem arte de uma ação da Ternium, considerada a maior siderúrgica da América Latina e que desde 2017 possui usina própria em Santa Cruz. A iniciativa da premiação é reconhecer os destaques acadêmicos e incentivar boas práticas educacionais na comunidade onde a empresa se insere. Segundo o diretor da unidade, Alexandre de Moraes Sant’Ana, a empresa é parceira da escola e vem colaborando para incentivar os alunos.
“A Ternium já nos doou 10 notebooks esse ano e estamos conversando para abrirmos portas de estágios. É uma parceria que está rendendo bons frutos e pode ajudar muito na educação e na empregabilidade da nossa região. E o resultado dessa edição das bolsas é uma grande conquista para os alunos da ETESC. Parabenizo os responsáveis que com zelo e dedicação têm conduzido essa juventude e que tem a escola como parceira, além de todas as equipes da Faetec que acreditam na educação pública de qualidade e que independente do cargo ou função que exercem contribuem para o sucesso de nosso maior patrimônio, os nossos alunos“, finaliza o diretor da unidade.