5 curiosidades sobre o Rio de Janeiro que talvez você não saiba 

O DIÁRIO DO RIO reuniu cinco curiosidades sobre a Cidade Maravilhosa para compartilhar com seus leitores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedro Kirilos/Riotur

A Cidade Maravilhosa carrega em sua bagagem muitas histórias, curiosidades e até mesmo descobertas que talvez você não imagine. O Rio de Janeiro, fundado em 1565, levou primeiramente o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, batizado pelos navegadores portugueses, que quando encontraram a Baía de Guanabara, pensaram que seria um rio.

A cidade que combina com sol, churrasco, esporte e praia não se chama maravilhosa à toa, além de uma beleza deslumbrante, também foi pioneira em inúmeras invenções, como por exemplo: o futevôlei, que surgiu no ano de 1965, e o frescobol que nasceu em 1945, ambos originalmente 100% cariocas, você sabia disso? As modalidades que fazem sucesso nos dias de verão nas praias do Rio, atravessaram as barreiras dos estados e se tornaram palco de competições mundo a fora.

Pensando nisso, O DIÁRIO DO RIO trouxe algumas curiosidades abaixo, confira:

O biscoito GLOBO

Com certeza você já foi a praia pensando naquele lanche após o mergulho, entre os cariocas o famoso biscoito GLOBO com Matte Leão já é de costume. Desde 2012, a prefeitura considerou como Patrimônio Cultural Carioca os vendedores ambulantes desses produtos, o decreto tem o intuito de preservar a memória da cidade, já que vendedor é um personagem marcante para a cultura do Rio.

Advertisement
biscoitoglobo 5 curiosidades sobre o Rio de Janeiro que talvez você não saiba 
Foto: Diário do Rio

Maior partida de futebol do mundo

Uma partida de futebol entre Brasil x Uruguai no ano de 1950, contou com a presença de mais 170 mil pessoas, o maior público da história de Copas do Mundo aconteceu no Maracanã.

WhatsApp Image 2021 11 12 at 15.11.54 5 curiosidades sobre o Rio de Janeiro que talvez você não saiba 
Estádio do Maracanã – Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Primeira loja de fast food no Brasil

A primeira loja de fast food é 100% carioca, inaugurada em 1952 na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio.

Umah Delivery Smash Burger foto Gabriel Monteiro1 5 curiosidades sobre o Rio de Janeiro que talvez você não saiba 
Foto: Diário do Rio

Primeira cervejaria do Brasil

A primeira cervejaria do Brasil fica em Petrópolis no estado do Rio de Janeiro, a Bohemia, inaugurada em 1853, pelo alemão Henrique Kremer. A bebida era produzida com as características de sua terra natal, mais amarga.

size 960 16 9 copo cerveja2 5 curiosidades sobre o Rio de Janeiro que talvez você não saiba 
Foto: Reprodução/Internet

A maior floresta urbana do mundo

Mesmo com toda sua dimensão, o Rio conseguiu preservar a maior floresta urbana do mundo, a floresta da Tijuca. A floresta possui cachoeiras e parcialmente o Jardim Botânico do Rio, o Parque Lage e o Corcovado. 

Foto 04 5 curiosidades sobre o Rio de Janeiro que talvez você não saiba 
Foto: Diário do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5 curiosidades sobre o Rio de Janeiro que talvez você não saiba 
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. A última tá errada, a maior floresta urbana é o Parque Estadual da Pedra Branca, com 125km² contra os 39km² do Parque Nacional da Tijuca… além de que a Floresta da Tijuca foi reflorestada em uma quantidade considerável e com plantas não nativas da Mata Atlântica

    Teve até matéria do próprio Diário do Rio falando que o Parque Estadual da Pedra Branca é a maior floresta urbana do mundo, e não a floresta da Tijuca

  2. A cidade é de fato linda, mas seus nativos modernos parecem sentir um certo gozo em destruí-la. Lixo espalhado por toda parte, esgoto aparente, barulho de todo tipo, construções mal acabadas, calçadas e fachadas depredadas, fezes e urina em cada cantinho…o carioca é muito criativo no quesito descaso com sua bela morada. O pior é que parece que o tesão por bagunça cresce dia após dia. É mesmo uma pena.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui