5 dicas de filmes e documentários para assistir no Dia do Rock

Para os fãs do rock, diversos eventos são organizados em homenagem aos artistas que marcaram o gênero. Além dos shows, os entusiastas do cinema e documentários podem mergulhar ainda mais no universo do rock.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No próximo sábado, dia 13, celebra-se o Dia Mundial do Rock, uma data especialmente comemorada no Brasil. A iniciativa para consagrar essa data partiu de uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990. Desde então, o dia 13 de julho tornou-se um marco para os amantes do rock.

A escolha do dia não foi aleatória; ela coincide com o Live Aid, um megaevento mundial realizado em 1985 que reuniu grandes nomes da música em shows simultâneos. Artistas como B.B. King, Madonna, Paul McCartney, U2 e, claro, Queen, fizeram história nesse evento memorável.

Para os fãs do rock, diversos eventos são organizados em homenagem aos artistas que marcaram o gênero. Além dos shows, os entusiastas do cinema e documentários podem mergulhar ainda mais no universo do rock. Guto Neto, coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual da FACHA e cineasta, sugere cinco produções imperdíveis para assistir e admirar.

Advertisement

1- Documentário ‘Don’t Look Back’

O documentário Don’t Look Back (1967), dirigido pelo cineasta indicado ao Oscar, D.A. Pennebaker, registra a turnê britânica de 1965 de um jovem Bob Dylan. Segundo Guto Neto, o filme é um retrato fiel das polêmicas e do grandioso talento de Dylan, marcando também o início do cinema direto nos anos 70.

2- Raul – O Início, o Fim e o Meio

Esse documentário nacional, de 2012, dirigido por Walter Carvalho, traz todo o universo de Raul Seixas. A obra aborda a carreira do artista, sua relação com os fãs, suas poesias e composições. “É um raio-x do rock brasileiro, com materiais antigos e exclusivos. Uma verdadeira obra de arte”, afirma Guto.

3- Blitz

Cheio de aventuras e humor, o filme Blitz é contado pela própria banda, especialmente pelo vocalista Evandro Mesquita, junto com Fernanda Abreu, Fernanda Torres, Patrícia Travassos e outros artistas. Blitz continua na ativa, mostrando que o rock brasileiro é atemporal.

4- Titãs: A Vida Até Parece uma Festa

“Impossível não citar esse filme”, diz Guto Neto, “pois a banda comemorou 40 anos com turnê e shows lotados.” A produção documenta 25 anos de história dos Titãs, com curiosidades, bastidores e, claro, muito rock.

5- Rock Brasília: Era de Ouro

Este filme, com roteiro de Vladimir Carvalho, oferece um panorama das bandas dos anos 80 e conta a história do rock em Brasília. O documentário inclui entrevistas exclusivas e imagens que capturam o melhor momento do rock brasiliense, com bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5 dicas de filmes e documentários para assistir no Dia do Rock
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 5 dicas de filmes e documentários para assistir no Dia do Rock
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui