5 ferramentas gratuitas que ajudam na rotina de trabalho

Há recursos para diferentes necessidades e profissionais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de Buro Millenial por Pexels

Uma das grandes vantagens da atualidade é a diversidade de ferramentas que existem, sendo muitas delas sem custo. Se antes era preciso comprar a licença de um sistema, o que gerava altos custos para escritórios e empresas, agora é possível fazer várias tarefas apenas com a ajuda da internet.

Vale anotar que em muitos casos nem é preciso instalar algum programa. Diversos sites e plataformas disponibilizam as funcionalidades na nuvem. Caso a demanda pelo serviço seja alta, aí sim existe a cobrança de alguma taxa. Veja só!

1 – Conversor de arquivos

Quem já tentou converter arquivos apenas com um clique sabe que nem sempre é possível. Quando o arquivo está em Word, a conversão para PDF pode ser feita dessa maneira, se o Adobe estiver instalado. Porém, se a pessoa não tiver o programa ou quiser converter PDF em Word será necessário recorrer a algum recurso externo.

Advertisement

Existem sites como o Small PDF que realizam essa mudança em poucos segundos. O usuário só precisa enviar, ou seja, fazer o upload do arquivo e clicar em converter. Em seguida, o documento no novo formato estará disponível para ser baixado. Vale notar que, por conta da política de dados, o arquivo só permanece no sistema durante um tempo limitado, então, não é necessário se preocupar quanto a essa questão.

2 – Google Workspace

Muitas pessoas não têm acesso a softwares de trabalho, como o Microsoft Office, especialmente se trabalharem de forma individual ou em pequenos grupos. Porém, esse não é um motivo para deixar de usar editores de texto, planilhas, apresentações, etc.

Quem tem um e-mail do Gmail pode aproveitar todas essas ferramentas que a plataforma disponibiliza. Basta clicar nos pontinhos que aparecem ao lado da letra do nome ou foto, no canto superior direito, para visualizar esses recursos. Na prática, as funcionalidades do Google são bastante parecidas com o Word, Excel e demais ferramentas da Microsoft, então, não há dificuldades de utilizá-las.

3 – Miro

Fazer reuniões nem sempre é fácil, ainda mais se elas acontecerem em ambientes digitais. A comunicação é o ponto principal, e é necessário atenção para que a mensagem transmitida seja entendida por todos. Nesse caso, contar com alguns recursos pode ajudar bastante, como as lousas digitais.

As lousas digitais substituem o papel e caneca que muitos usam para demonstrar algo para outra pessoa. O Miro é um dos softwares interessante para isso. Além de permitir o compartilhamento de ideias, ele é colaborativo, ou seja, vários profissionais podem usar um quadro ao mesmo conteúdo para dizerem quais são as suas ideias e percepções sobre um tema.

O Miro tem painéis onde é possível colocar post-its e templates para tarefas específicas, como fluxos e mapas mentais, esboços, planejamentos e muito mais, inclusive no Miro App, que é a versão para celular. Vale a pena explorar as diferentes possibilidades para escolher a que melhor atenda ao que precisa.

4 – Trello

Considerado um dos organizadores de tarefas mais populares do mercado, o Trello pode ser usado sem custo, se o uso for limitado. Por exemplo, para melhorar o acompanhamento de apenas um projeto não é necessário pagar, porém, se for preciso trabalhar com equipes e quiser escalar as tarefas há planos a partir de cinco dólares mensais por usuário.

Para uso individual, o Trello pode ser um bom companheiro, por ajudar visualizar o que é necessário fazer no curto prazo, o andamento das metas e até receber avisos. A pessoa pode, por exemplo, cadastrar as principais tarefas da rotina, e não apenas do trabalho, para dar conta de tudo. Nesse sentido, organizar o tempo dedicado para cursos de idiomas, pós-graduação, além dos trabalhos que devem ser entregues é uma opção inteligente.

5 – Mailchimp

Outra ferramenta gratuita que pode ajudar as empresas é o Mailchimp, plataforma que permite o disparo de e-mails de um só vez. Na versão sem custo, é possível enviar até 12 mil mensagens por mês para até 2000 clientes.

A automatização da comunicação é interessante para negócios que precisam enviar promoções e alertar os consumidores sobre algum evento especial. Pode ser útil ainda para as estratégias de marketing que envolvem fazer com que a pessoa sinta vontade de adquirir algo e apresentar o produto como a melhor opção.

Independentemente da tarefa que se deseja realizar atualmente na internet, é provável que exista um programa para auxiliar. O mais interessante é que muitos sistemas oferecem versões gratuitas para quem tem um uso limitado ou que só deseja experimentar a ferramenta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5 ferramentas gratuitas que ajudam na rotina de trabalho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui