5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro

O DIÁRIO DO RIO preparou uma lista com os melhores passeios históricos, culturais e boêmios da Região Central da Cidade Maravilhosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Cidade Maravilhosa, conhecida pelas inúmeras belezas naturais, como praias, cachoeiras, florestas e paisagens de tirar o fôlego, foi pano de fundo de acontecimentos históricos e até hoje abriga as memórias desse passado. Por aqui, você encontra diversos museus, bibliotecas, teatros, praças, confeitarias tradicionais, igrejas centenárias e muito mais.

1. Pedra do Sal

pedra do sal 910x604 1 5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro
Samba na Pedra do Sal (Foto: Michela Bevilacqua)

A famosa Pedra do Sal, no Morro da Conceição, tombada como patrimônio histórico e religioso desde 1984, faz parte da região conhecida historicamente por Pequena África, que se estendia do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova.

O local é considerado um dos mais tradicionais redutos da boemia carioca, devido a fatores históricos, como a presença de quilombos, terreiros de candomblé, festividades e práticas típicas da cultura afro-brasileira.

Advertisement

Palco das mais animadas rodas de samba, composta por casarios antigos, grafites de personalidades do samba que frequentavam o lugar e a histórica escadaria talhada na rocha, atrai jovens, turistas e amantes do samba de diversas áreas da cidade.

2. Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)

1 mural no muhcab gui espindola 26396476 5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro
Foto: Muhcab/ Divulgação

O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira foi criado em 2017, por meio de Decreto Municipal, mas nunca havia sido aberto ao público, até o ano de 2021. Próximo ao Cais do Valongo, local por onde desembarcaram milhares de escravizados entre o final do século XVIII e o início do século XIX, também compõem o que chamam de Pequena África.

O MUHCAB, diferentemente da proposta oferecida pela maioria dos museus espalhados pelo Centro do Rio de Janeiro, celebra as influências da cultura afro-brasileira na sociedade e narra a história a partir da perspectiva do povo preto, historicamente silenciado.

O local ainda é palco de palestras, seminários, debates, rodas de samba, jongo e outros ritmos, além de ponto de encontro, com o melhor da culinária africana.

  • Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80 (Gamboa)
  • Horários: Quinta a Sábado, das 10h às 17h
  • Entrada: Gratuita

3. Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Portugues de Leitura 5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro
Foto: Mayumi Ishikawa

O Real Gabinete Português de Leitura, considerado o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal, figura constantemente nas listas de bibliotecas mais bonitas do mundo, dentre os veículos que o elencaram, estão a revista Time, em 2021, e, agora em 2023, a Civitatis.

Fundado em 1837, por um grupo de imigrantes portugueses que desejavam ampliar os conhecimentos e dar oportunidade aos conterrâneos residentes no Brasil, o acervo guarda relíquias, como exemplares raros, documentos, manuscritos, bustos e cartas de escritores famosos.

  • Endereço: Rua Luís de Camões, 30 (Centro)
  • Horários: Segunda a Sexta, das 10h às 17h
  • Entrada: Gratuita

4. Bomboniere Pathe

bomboniere pathe na cinelandia no centro do rio 5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro
Imagem: Fabiana Batista/UOL

Inaugurada em 1928, a Bomboniere Pathe, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, na Cinelândia, resiste ao tempo e às intempéries. O local, apesar de pichado, mantém a mesma configuração da fundação, como as vitrines de mármore verde e o letreiro preservado.

Aberta há 95 anos, é campeã de vendas de tortas caseiras na região. A famosa sobremesa, receita que atravessa gerações, é comercializada por R$ 10,00 a fatia, é disputada por uma gama de apreciadores que não se importam de enfrentar uma fila para garantir a iguaria para a viagem (pois não há espaço dentro da loja).

  • Endereço: Praça Floriano, 45 (Cinelândia)
  • Horários: Segunda a Sexta, das 10h às 18:30h

5. Mosteiro de São Bento

Mosteiro de Sao Bento 5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro
Foto: Cláudio Lara/ Flickr

O Mosteiro de São Bento, localizado no alto do Morro de São Bento, próximo à Praça Mauá, é uma ótima opção tanto para quem curte programações turísticas religiosas quanto para quem busca um lugar de paz em meio à agitação carioca.

Fundado em 1590 por dois monges, foi a segunda ordem religiosa a se estabelecer na cidade do Rio de Janeiro. Por fora, apresenta simplicidade, entretanto, o interior revela riquezas como, ornamentos em ouro de 18 quilates, pinturas e pratarias.

  • Endereço: Rua Dom Gerardo, 68 (Centro)
  • Horários: Todos os dias, das 7h às 18h.
  • Entrada: Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui