O inverno começou na quarta-feira (21/06) e vai até setembro. A época é mais seca e pela noite a temperatura cai um pouco. Mas isso não é problema para aquele rolé no Rio de Janeiro, mesmo em dias nublados.
Sabendo que carioca gosta de turistar pela cidade maravilhosa, o DIÁRIO elaborou uma lista com cinco lugares para você visitar nessa estação do ano.
Confira a lista abaixo:
1 – Museu de Folclore
O museu, como parte do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), tem como função coletar, documentar, preservar e difundir objetos e testemunhos da cultura popular brasileira. Com o maior acervo de cultura popular no país, o Museu de Folclore Edison Carneiro, criado em 1968, soma hoje cerca de 17 mil objetos.
Local: R. do Catete, 179 – Catete, RJ
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sexta-feira 10h às 18h / Sábado e Domingo 13h às 17h
2 – Casa Firjan
A Casa, um importante patrimônio restaurado. No espaço, se reuniram empresários e autoridades do passado que construíram a indústria como a conhecemos. Atualmente, a Casa é dedicada a atividades e encontros voltados aos desafios da indústria na nova economia. O terreno também ganhou o novo prédio, um novo espaço inovador com uma arquitetura contemporânea agora faz parte do local.
Local: R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo 09h às 19h
3 – Museu da República (Palácio do Catete)
O Palácio, que atualmente abriga o Museu da República, é um prédio histórico que está localizado na cidade do Rio de Janeiro. O palácio é conhecido por diversos acontecimentos da história do Brasil, tal como o suicidio de Getúlio Vargas. O Museu conta com brinquedoteca, biblioteca, cinema, livraria, loja e restaurante abertos ao público.
Local: R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sexta-feira 10h às 17h / Sábado e Domingo 11h às 17h
4 – CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB) é um centro cultural situado no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Faz parte de uma rede de espaços culturais, denominada Centro Cultural Banco do Brasil, mantida pelo Banco do Brasil. O museu oferece diversas exposições e conta com livrarias e a famosa confeitaria colombo.
Para quem curte um samba, nos dias 24 e 25 de junho, o museu terá a Feira das Yabás, evento gratuito. Para maiores informações, você encontra na página do CCBB.
Local: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: Segunda-feira, Quarta a Sábado 9h às 21h / Domingo 9h às 20h
5 – Biblioteca Nacional
Conhecida também como Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Entre suas várias responsabilidades que incluem a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com cerca de nove milhões de peças.
Local: Av. Rio Branco, 219 – Centro, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira 10h às 17h