6 profissões em alta em 2024 e como garantir uma vaga

Buscar um novo emprego requer entender o que o mercado profissional está buscando. Por isso, confira 6 profissões em alta e como garantir uma vaga.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
https://www.freepik.com/free-photo/group-business-executives-smiling-camera_1005986.htm

De tempos em tempos é muito comum ter determinadas profissões em alta. Isso acontece pelo constante movimento e avanços do ambiente profissional.

Seja pelo uso de novas tecnologias, ferramentas ou até novas preocupações, o futuro da força de trabalho é mutável.

Muita gente lamenta quando uma profissão deixa de existir porque não considera que tantas outras estão surgindo. Quem, há vinte anos, imaginaria a profissão de influenciador digital?

Pensando nessas mudanças constantes, e para não perder nenhuma oportunidade, confira 6 profissões em alta para o ano de 2024. E saiba como garantir uma vaga.

Advertisement

Lista de profissões em alta para 2024

Existem várias profissões para ficar de olho nesse ano. Mas, daremos destaque para as principais:

Executivo de vendas

Uma das profissões mais antigas, e sem dúvida muito requisitada, é o executivo de vendas. Responsável por liderar e supervisionar as atividades relacionadas às vendas, este profissional é fundamental na geração de receita para as organizações.

Em algumas empresas são responsáveis por gerenciar todo o ciclo de negociação, da prospecção até o pós-vendas e manutenção dos clientes.

Para se candidatar a vaga, primeiramente deve-se usar um currículo de vendedor exemplo para demonstrar seu profissionalismo. Recomenda-se enfatizar habilidades comportamentais, como comunicação, proatividade, gerenciamento, etc.

Analista de privacidade

Na área de tecnologia há várias profissões em alta, uma delas é o analista de privacidade. Esse profissional garante que a organização está em conformidade com as leis e regulamentos vigentes sobre a privacidade dos dados.

Suas funções se baseiam na avaliação de conformidade, principalmente em relação a LGPD. Também desenvolvem as políticas e procedimentos para proteger dados internos e externos que a empresa usa, coleta e armazena.

Tem participação na definição dos termos de serviço e políticas de privacidade. São responsáveis por realizar a avaliação de riscos, auditoria e monitoramento.

No caso de incidentes, coordenam a resposta da empresa seguindo as exigências legais.

Analista de cibersegurança

O ramo da tecnologia sempre fica naquele impasse entre a automação versus emprego. No entanto, há ramos, como a cibersegurança, que um profissional especializado é fundamental para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças.

As responsabilidades de um analista de cibersegurança incluem o monitoramento dos sistemas e redes, resposta a incidentes, análise de riscos e de vulnerabilidades, implementação de medidas de segurança, gerenciamento de acesso, conscientização em segurança e testes de segurança.

Gerente de middle market

O termo middle market é uma referência às empresas que estão em fase inicial de seu desenvolvimento.

Nesse sentido, o papel desse profissional se baseia em identificar oportunidades de crescimento e criação de valor para as empresas de determinado segmento.

Como responsabilidades estão as atividades de venda, marketing, desenvolvimento de estratégias, gerenciamento de relacionamento, gerenciamento de equipe, análise de mercado, gestão de risco, cumprimento de metas, entre outros.

Estrategista de mídias digitais

As mídias digitais e redes sociais continuarão sendo uma importante parte do marketing digital das empresas. Nesse sentido, entre outras competências em alta, saber administrar essa ferramenta fez surgir a demanda por profissionais focados nessas estratégias.

Suas responsabilidades incluem análise de mercado e público-alvo, desenvolvimento de persona, seleção de canais e plataformas, criação de conteúdo, gestão de campanhas, análise de dados e métricas, acompanhamento de tendências, entre outros.

O objetivo principal é aumentar a visibilidade, engajamento e obter melhores resultados comerciais para empresas e marcas.

Piloto de drone

Embora ainda muito recente, pilotos de drone são uma das profissões que estão em alta. Afinal, o Brasil é o principal mercado de drones da América Latina.

É claro que esse profissional precisa ser treinado e certificado para operar naves sem tripulantes com segurança e eficiência. Há inúmeras possibilidades, desde fotografia, mapeamento topográfico, vigilância, entregas e muito mais.

Dentre suas responsabilidades estão a operação dos drones, planejamento de missões, captura de imagens e vídeos, análise de dados, manutenção e calibração de aeronaves e cumprimento das regulamentações.

Como garantir uma das profissões em alta?

Como você pode perceber, são muitas possibilidades e profissões em alta, das mais clássicas, como vendedor, até as mais diferenciadas, como piloto de drone.

Para ocupar uma dessas vagas é fundamental ter conhecimento especializado. Por isso, faça cursos de aperfeiçoamento e se mantenha em constante atualização.

Outro ponto chave é saber como incluir essas informações em seu currículo. Priorize as informações que são relacionadas a vaga e dê maior ênfase à essas habilidades.

Por exemplo, um piloto de drone deve incluir suas certificações e horas de voo. Enquanto um executivo de vendas precisa incluir métricas e resultados obtidos com suas estratégias de venda.

Dessa forma, a empresa contratante saberá quais são suas qualificações e como seu perfil profissional se encaixa em suas demandas.

Além disso, pense em colocar no seu currículo e demonstrar na entrevista algumas das suas softskills. Equilibrar a razão com a emoção, ser empático e ter uma boa comunicação são alguns exemplos práticos dessas habilidades que podem te ajudar a se destacar.

Essa é uma lista de profissões em alta, mas é claro que existem oportunidades para todas as áreas e departamentos. O importante é o profissional entender onde melhor se encaixa, para que possa se candidatar às vagas que sejam mais pertinentes.

Essas são algumas das profissões em alta para o ano de 2024, caso queira trocar de carreira, invista seu tempo em desenvolver habilidades para um trabalho que realmente gosta de fazer. 

Lembre-se que há um tempo ninguém tinha o sonho de se tornar piloto de drone. Hoje, essa possibilidade é uma realidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 6 profissões em alta em 2024 e como garantir uma vaga
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui