Mais de 60 toneladas de resíduos foram coletadas em megaoperação de limpeza na Praia Copacabana

A operação que ocorreu após o "Show do Século" mobilizou mais de 1.120 garis e mais de 100 veículos e equipamentos de limpeza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcos de Paula / Prefeitura Rio

A Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) realizou uma megaoperação de limpeza, semelhante à do Réveillon, na Praia de Copacabana, após o “Show do Século” do DJ Alok. A operação, que começou no sábado (26/08), retirou 64,45 toneladas de resíduos. As equipes compostas por 28 fiscais do Programa Lixo Zero aplicaram 14 multas, no valor de R$ 282,38 por descarte irregular de pequenos resíduos. E a operação contou com 1.120 garis divididos em três turnos de trabalho, iniciando às 7h, na Avenida Atlântica, no trecho entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Constante Ramos.

A limpeza englobou as principais vias transversais do bairro e incluiu a lavagem das ruas com água de reuso. A partir das 22h, o serviço foi intensificado, garantindo que a praia e suas proximidades estivessem limpas já na madrugada de domingo (27/08). Para o descarte adequado de resíduos, a companhia disponibilizou mil contêineres de 240 litros e 100 caixas metálicas de 1.200 litros.

A operação mobilizou mais de 100 veículos e equipamentos, incluindo 24 caminhões basculantes, 16 caminhões compactadores, seis caminhões mini basculantes (tipo satélite), oito varredeiras de grande porte, seis varredeiras de médio porte, duas pás mecânicas, seis pás articuladas, dez pipas d’água e sete vans motobomba para limpeza hidráulica das vias com água de reuso, além de uma mistura de detergente e hipoclorito.

E no que diz respeito à limpeza da areia da praia, foram utilizados 11 tratores para a remoção de resíduos, oito tratores com implemento traseiro para peneiramento da areia e seis mini tratores portáteis.

Advertisement

Em meio ao evento foram estabelecidos oito pontos de incentivo à coleta seletiva na praia, contando com 32 colaboradores especializados para a organização do acondicionamento dos resíduos recicláveis.

E todos os resíduos coletados durante essa operação foram direcionados às cooperativas de catadores credenciadas pela companhia, que serão responsáveis pela segregação dos materiais coletados, bem como pela sua comercialização junto a empresas especializadas em reciclagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 60 toneladas de resíduos foram coletadas em megaoperação de limpeza na Praia Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui