Sem rivalidade, o Rio de Janeiro e Niterói têm suas belezas particulares. Pensando nisso, o DIÁRIO DO RIO resolveu provar isso.
Levando em consideração que cada cidade tem suas manias e gírias, vale também ressaltar que cada uma delas possui um lugar único, que agrada diversos tipos de pessoas.
Confira abaixo a lista de lugares o que DIÁRIO separou:
1 – Teatro Municipal de Niterói
O Teatro Municipal de Niterói foi construído no século XIX e é um dos principais locais da arte teatral brasileira. Atualmente, o teatro leva o nome de João Caetano e traz em sua bagagem milhares de apresentações de todos os estilos.
Localizado na Rua Quinze de Novembro, Centro – Niterói
2 – Parque da Cidade
Inaugurado em 1976, o Parque da Cidade é um dos principais pontos turísticos de Niterói. É o lugar que oferece as mais belas vistas das encostas do litoral.
O Parque da Cidade também é um endereço muito procurado por quem curte voar de asa-delta e, especialmente, para quem curte ver o pôr do sol de um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro.
O Parque fica localizado no topo do Morro da Viração. A melhor forma para chegar até lá é de carro ou, se tiver muita disposição, de bike.
3 – Cantareira
É considerada “a Lapa de Niterói” por oferecer um ambiente boêmio como o bairro carioca. Atualmente o local é rodeado por casarões históricos que servem como bares e restaurantes. A praça possui um ambiente que atrai o público jovem e apresenta opções muito econômicas para beber e petiscar.
A Cantareira fica ao lado do campus da UFF (Universidade Federal Fluminense) e do Centro Petrobras de Cinema.
4 – Praias de Niterói
As praias da região oceânica estão na lista das melhores praias do Rio do Janeiro, quem está pensando em um passeio por Niterói, pode anotar no bloquinho que as da Região Oceânica é a que possui as melhores condições para um banho de mar.
As praias mais interessantes da cidade são:
- Praia de Itacoatiara
- Praia de Camboinhas
- Praia de Itaipu
- Praia de Piratininga
- Praia do Sossego
5 – Trilha da Pedra do Elefante
A Pedra do Elefante fica na divisa entre as cidades de Niterói e Maricá. A trilha faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
6 – Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Segundo ponto turístico mais visitado de Niterói, possui arquitetura imponente, atraindo turistas e pesquisadores em busca de lazer e história. Na época de colônia e império brasileiro, a Fortaleza era a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.
7 – Campo de São Bento
O Campo de São Bento é um pedaço verde em plena área urbana de Niterói, no bairro de Icaraí. O parque é um lugar onde o visitante pode andar à vontade (afinal, ocupa 4 quarteirões), curtindo os lagos com peixes, canteiros de flores, pistas de caminhadas e parquinhos.
Os visitantes podem conhecer as feiras de produtos orgânicos nos finais de semana, bem como as feiras de artesanato, exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes para a população niteroiense.
Funciona diariamente das 7:00 às 19:00 horas
Feira de Artesanato das 9:00 às 15:00 horas – aos Sábados, Domingos e Feriados.