A pesquisa realizada pela Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, revela que 77% dos moradores do Rio de Janeiro mudaram suas rotinas de locomoção em 2024 para evitar os crescentes congestionamentos nas vias da cidade. A pesquisa, que abrangeu nove capitais brasileiras, mostrou que o impacto do trânsito levou muitos cariocas a optar por alternativas mais sustentáveis, como bikes compartilhadas.
De acordo com o estudo, 47% dos cariocas passaram a evitar os horários de pico, preferindo modais não motorizados, enquanto 33% afirmaram ter escolhido o transporte público como uma solução para fugir do trânsito. Além disso, 28% mudaram-se para áreas mais próximas de seus locais de trabalho e atividades diárias.
O retorno gradual do trabalho presencial também teve um papel importante nesse cenário, com o aumento significativo do fluxo de automóveis nas principais vias da cidade. Esse aumento fez com que o trânsito se tornasse uma preocupação para 7 em cada 10 cariocas. Entre as soluções adotadas, o uso de bicicletas compartilhadas emergiu como a principal escolha para deslocamentos, destacando-se pela praticidade e sustentabilidade.
“A pesquisa evidencia como a utilização de bikes compartilhadas é uma resposta efetiva às dificuldades enfrentadas diariamente pelos cariocas. Eles estão fazendo escolhas mais conscientes e sustentáveis, promovendo agilidade no dia a dia” afirmou Thiago Boufelli, Diretor de Operações da Tembici.
No Rio de Janeiro, a busca por alternativas de transporte está em sintonia com a tendência observada em outras capitais, como Recife (91%) e São Paulo (89%), onde os moradores também estão ajustando suas rotinas para minimizar o tempo gasto no trânsito.