8 restaurantes históricos para conhecer no Rio

O Rio de Janeiro é uma cidade com muita história e gastronomia. Em diversos casos, as duas coisas se encontram

Foto: Casa Urich no Centro do Rio

O Rio de Janeiro é uma cidade com muita história e gastronomia. Em diversos casos, as duas coisas se encontram. O DIÁRIO DO RIO preparou uma lista para você se deliciar gastronomicamente e culturalmente. Confiram. Vale a pena.

Adega D’Ouro, em Vicente de Carvalho

Foto: Maria Cristina S. Tripadvisor

Com mais de 50 anos de tradição, o Adega tem como especialidade o mais famoso e gostoso bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro. Além do bolinho, outro prato que merece destaque no cardápio é o Bacalhau Empanado. Fora o clima de boteco. Bom demais.

Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 6031
Telefone: (21) 2482-1571
Horários: de segunda até quinta funciona de 9h até 22h. Sexta e sábado de 9h até meia noite. Domingo abre 9h e fecha 16h.

Rei do Bacalhau, na Ilha do Governador

Foto: Tripadvisor

Como o nome sugere, o bacalhau é o ponto forte da casa.  O Bacalhau ao Zé do pipo (bacalhau refogado no azeite com cebola, brócolis e purê de batata gratinada) é um clássico. Apesar disso, o camarão também tem lugar garantido no menu, principalmente na Paella de frutos do mar feita com arroz de açafrão, peixe, camarão VG, cavaquinha, lula e polvo.

Endereço: Praia da Bica, 263 – Jardim Guanabara
Telefone:
(21) 2466-1160
Horários:
todos os dias de 11h até 01h30

Adonis, em Benfica

O clima do Velho Adonis: pratos fartos, ambiente amigável e alto astral

O Adonis está localizado em uma esquina de Benfica, na Rua São Luiz Gonzaga. O bar já foi eleito o melhor da cidade. Para muita gente ainda é. O cardápio é variado. Na carta de bebes, drinques e rótulos para todos os gostos. Chope claro, chope escuro, uísques, vodcas, aperitivos, licores, cachaças, vinhos e espumantes.

Endereço: Rua São Luiz Gonzaga, 2156
Telefone:
(21) 3890-2283
Horários:
Segunda a sábado de 9h até 23h45. Domingo, 9h até 16h

O Caranguejo, em Copacabana

Verdadeiro dos petiscos de frutos do mar, O Caranguejo se mantém com gastronomia 5 estrelas, mesmo com carinha de boteco e com o barulho do trânsito da Barata Ribeiro. A casquinha de siri é um destaque.

O clima é leve e descontraído, bem carioca. Não poderia ser diferente, com cerveja, peixe fresco no espaço aberto, fundado em 1979. Destaque para o famoso hambúrguer de camarão. O balcão de salgados também vale citação, como já fizemos aqui no DIÁRIO DO RIO. Por lá, vemos os imensos camarões, que podem ser servidos empanados, os pastéis diversos, os bolinhos de bacalhau fritos na hora, e muito mais. Doces portugueses também.

Endereço: R. Barata Ribeiro, 771
Telefone:
(21) 2236-1352
Horários:
todos os dias de 8h até meia noite

Adega do Pimenta, em Santa Teresa

Foto: Marcelo Fonseca

A Adega do Pimenta foi criada por um alemão chamado Holf Pfeffer. Ele, antigo mestre cervejeiro da Brahma, ficou encantado com as maravilhas do Brasil, principalmente com o lado bucólico de Santa Teresa. O apelido veio porque ele baixava a porta de ferro da Adega e bebia com os amigos e fregueses e ficava vermelho como um pimentão. William Guedes, o atual proprietário, era um dos clientes e companheiro de copo do saudoso Holf que faleceu em 1992. No cardápio, culinária alemã típica e uma variedade de cervejas importadas servidas em local antigo com ares de bar alemão.

Endereço: R. Alm. Alexandrino, 296
Telefone:  (21) 2224-7554
Horários: de segunda até sábado abre 12h e fecha 22h. No domingo também abre 12h, mas fecha 18h

Casa Urich, no Centro


Há mais de 100 anos estabelecido como um dos principais restaurantes da cidade do Rio, a Casa Urich é famosa por oferecer aos clientes o melhor da alta gastronomia alemã. Abrta em 1913, tem como um dos pratos mais pedidos, o Kassler defumado com a salada de batata original sem maionese e chucrute. Além do doce alemão apfestrudel, com creme de chantilly.

Endereço:  R. São José, 50
Telefone: (21) 2220-2224
Horários: Horários: abre de segunda a sexta das 12h até às 22h

Rio Minho, no Centro

Foto: Reprodução Instagram oficial

Consagrado pelos pescados à la carte, o ambiente do Rio Minho vai de familiar a boêmio. As mesas ao ar livre dão um ar carioca e gostoso, no Centro do Rio, cercado de história e movimentação urbana. Fica em uma das áreas mais famosas da Cidade Maravilhosa.

Endereço: Rua do Ouvidor, 10
Telefone: (21) 2509-2338
Horários: de segunda até sexta-feira, entre 9h e 17h

Advertisement

15 COMENTÁRIOS

  1. DIÁRIO DO RIO está de parabéns pela Edição e Postagem deste Artigo, verdadeiro resgate da memória da Cidade do Rio de Janeiro. Gosto de almoçar e jantar em Restaurantes e Bares que funcionam em construções centenárias. É como viajar no tempo ao sabor dos bons pratos e das boas bebidas. Quem nunca visitou esses restaurantes e bares, vale a pena visitar. É algo mágico e nostálgico!

    • Não exatamente o Lamas atual. Conheci o Lamas no largo do Machado, com armazém de frutas na entrada, onde o pessoal de teatro jantava após o espetáculo (porque fechava tarde da noite).
      Depois, tomou outro rumo e mudou de local

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui