9 programas úteis para quem tem um iPhone (e você pode não conhecer)

Com uma base menor de usuários no Brasil, menos serviços são desenvolvidos para o sistema, o que faz com que usuários se vejam perdidos em muitos momentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Jakub ?erdzicki por Unsplash

Na internet existe uma rivalidade curiosa entre os usuários de celulares com o sistema Android e os que utilizam iPhones. Embora “boba”, essa separação é levada em conta na hora de usar programas.

Em 2024, a empresa Samsung superou a gigante Apple em número de smartphones vendidos ao redor do mundo, uma batalha vitoriosa em uma longa guerra entre as duas rivais do mundo da tecnologia. No Brasil a Samsung é disparada a líder do mercado, o que é um problema para quem utiliza iPhones.

Com uma base menor de usuários no Brasil, menos serviços são desenvolvidos para o sistema, o que faz com que usuários se vejam perdidos em muitos momentos. Mesmo quando certos aplicativos são lançados exclusivamente aos aparelhos da Apple, há o elemento geográfico, outro grande empecilho.

Advertisement

Por conta disso (e muito mais), quem tem um iPhone faz bem em conhecer os programas mais úteis, sejam aqueles para computadores ou os que funcionam em todos os dispositivos sem distinção. Nesse texto vamos auxiliar exatamente nessa tarefa, separando 9 serviços úteis voltados para modelos iOS.

Em seguida, vamos falar um pouco sobre o Wondershare MobileTrans, um programa compatível com iPhones e que serve para, entre outras coisas, transferir dados de dispositivos da marca da maçã. Ao final, temos certeza que você terá obtido poderosos aliados, melhorando suas experiências cotidianas.

9 programas interessantes para iPhones

Na lista abaixo nós separamos uma variada gama de programas, entre aqueles para computadores e os que existem como aplicativos nos smartphones. Além disso, tentamos abranger ferramentas com objetivos distintos, a fim de mostrar todas as possibilidades desses recursos para usuários de iPhones.

1 – iMovie (software e aplicativo)

Embora seja um aplicativo exclusivo dos iPhones e desenvolvido oficialmente pela Apple, o iMovie é uma daquelas ferramentas sobre as quais não se fala muito, talvez porque exista uma abundância de outros serviços para edição de vídeos. Apesar disso, trata-se de uma alternativa pra lá de interessante.

Por se tratar de um aplicativo desenvolvido pela própria Apple e voltado inteiramente ao iOS, o iMovie possui configurações que valorizam a interface do sistema, facilitando as edições em um dispositivo móvel. A edição de vídeos caseiros em um iPhone nunca foi tão fácil quanto com o uso do aplicativo.

2 – WhatsApp Business (aplicativo)

Muito se fala sobre o WhatsApp, mas e quanto ao WhatsApp Business? Embora nem todos saibam, o app se trata de uma versão do verdinho voltada aos empresários. E, assim como o serviço tradicional, permite transferir conversas WhatsApp Business com a utilização de programas externos e outros apps.

Além do que já conhecemos no WhatsApp normal, o WhatsApp Business tem ferramentas como os catálogos de produtos ou serviços, mensagens automáticas, informações sobre a empresa, métrica de mensagens enviadas, lidas e respondidas e uma série de outros recursos exclusivos e bastante úteis.

B 9 programas úteis para quem tem um iPhone (e você pode não conhecer)

3 – Freeform (aplicativo)

Outro aplicativo desenvolvido pela empresa da maçã, mas não conhecido pela maioria, é o Freeform. Um dos motivos para isso é o fato de que ele precisa ser baixado separadamente na loja de aplicativos e não vem com o celular. Isso é uma pena, já que se trata de uma ferramenta muito útil para iPhones.

Trata-se de um app de “tela branca”, o qual permite aos usuários criar uma combinação de notas de texto, imagens, documentos, links, desenhos e outras mídias. É possível tirar proveito dessas funções tanto nos espaços pessoais quanto em projetos profissionais, o que demonstra a versatilidade do app.

4 – Wondershare MobileTrans (software)

Ao contrário de alguns itens dessa lista, o Wondershare MobileTrans não é um aplicativo para os smartphones, mas um programa para computadores. Mais especificamente, um voltado às máquinas que usam o sistema operacional Windows. O serviço é útil para diversas tarefas envolvendo iPhones.

De cara, podemos citar o seu recurso para a transferência de dados entre celulares, não importa qual seja o sistema operacional. Isso é grandioso quando levamos em conta que são raros os programas que funcionam com o iPhone, já que a Apple faz questão de bloquear funcionalidades fora da marca.

Para quem utiliza iPhone, há também recursos para transferência de playlists e restauração do iTunes, compatibilidade com dados do iCloud e conversão de arquivos no formato HEIC. Esses e outros pontos fazem do Wondershare MobileTrans um grande aliado para usuários do sistema operacional da maçã.

A flexibilidade dos recursos do Wondershare MobileTrans o faz uma solução ideal para qualquer perfil de usuário, dos mais experientes até aqueles que nunca usaram ferramentas similares. Tudo isso sem que precise utilizar também os computadores da Apple, o que facilita e agiliza quase todas as tarefas.

9 9 programas úteis para quem tem um iPhone (e você pode não conhecer)

5 – QuickTime (software)

Sabe aqueles vídeos que você editou usando o iMovie? Pois bem, eles podem ser executados com o QuickTime, o reprodutor de mídias da Apple. Assim como Wondershare MobileTrans, falamos de um software e não um aplicativo, o que significa que ele é instalado em computadores Windows e MacOS.

Embora não seja exclusivo dos dispositivos da Apple, o QuickTime possui compatibilidade completa com mídias gravadas em iPhones, o que é uma mão na roda. Como curiosidade, podemos citar que se trata de um dos programas mais antigos desenvolvidos pela Apple, datando dos anos 90 para os iMacs.

6 – Apple Saúde (aplicativo)

De volta aos apps, chegamos em um que costuma vir automaticamente nos iPhones, mas que, com frequência, é deletado pelos usuários. O Apple Saúde é um aplicativo que guarda dados importantes dos usuários, como histórico de pressão cardíaca, níveis de glicose no sangue e conta com pedômetro.

A sua importância é talvez uma das mais “óbvias” dentre todos os recursos mencionados nesta lista, mas isso não significa que ele seja usado pela maioria dos usuários. Mesmo quem não possui uma condição de saúde delicada que requer atenção faz bem em lembrar-se das possibilidades desse app.

11 9 programas úteis para quem tem um iPhone (e você pode não conhecer)

7 – WeChat (aplicativo)

Embora o WhatsApp seja o aplicativo de mensagens instantâneas mais conhecido e utilizado pelos brasileiros, ele está longe de ser o único. WeChat é uma alternativa interessante, a qual está presente na loja de aplicativos da Apple e entrega algumas funções que até mesmo ultrapassam o app verdinho.

Dentre as funcionalidades que ele possui e o WhatsApp iPhone Android não tem estão os jogos, o que ajuda a explicar o fato dele ser o aplicativo “para tudo” na China, o seu país de origem. A partir de agora, quando precisar de uma alternativa ao zap nos iPhones, vale a pena considerar o app WeChat.

8 – iTunes (software e aplicativo)

Quando o assunto é música, o iTunes é um dos serviços mais conhecidos de todos, mesmo para quem não utiliza um iPhone. Trata-se de um reprodutor de mídias, com biblioteca de músicas e vídeos e loja para compra de singles e outros materiais audiovisuais. Nos celulares, ele é mais do que recomendado.

De maneira similar a outros programas desta lista, o iTunes está disponível em variados dispositivos: iPhones, iPads, iMacs e até mesmo computadores que não usam o sistema operacional exclusivo da Apple. Embora tenha concorrentes de peso em outros serviços, o iTunes ainda é bem recomendado.

itunes 9 programas úteis para quem tem um iPhone (e você pode não conhecer)

9 – iCloud (software e aplicativo)

Fechando a lista está um recurso sobre o qual falamos brevemente quando abordamos o programa Wondershare MobileTrans: o iCloud. Trata-se de um serviço de armazenamento em nuvem criado pela Apple, disponível tanto nos dispositivos móveis quanto em computadores e como site na internet.

Os dados e mídias salvos no iCloud podem ser acessados de qualquer dispositivo, utilizando nome de usuário e senha. Embora ele seja voltado aos aparelhos da Apple, é perfeitamente possível instalar o iCloud em um computador com Windows, para administrar, apagar e importar dados de smartphones.

Como eu posso recuperar os apps perdidos de um iPhone?

Considerando todos os aplicativos mencionados anteriormente, é interessante conhecer uma forma de recuperá-los, caso eles sejam perdidos de alguma forma. É exatamente aí que entra o Wondershare MobileTrans, o qual mencionamos em um item da lista. Com ele você transfere dados, incluindo apps.

O programa pode ser testado gratuitamente, baixando e instalando diretamente de seu site oficial. Em seguida, você precisa conectar o iPhone ao computador (com o sistema operacional Windows), o que fará com que o serviço reconheça o dispositivo e possa transferir dados, como os apps e as mídias.

Isso significa que o Wondershare MobileTrans pode ser usado em conjunto com todos os programas e aplicativos mencionados anteriormente. O iTunes e o iCloud, em especial, possuem ferramentas dedicadas, as quais consideram os dados salvos e possibilitam backup e restauração do que foi salvo.

A velocidade com a qual o programa cumpre seu propósito depende de fatores como o potencial da sua máquina, a quantidade de arquivos e o tamanho das mídias com a qual está trabalhando. Para quem usa iPhones e tem um computador com o Windows, poucos serviços são mais recomendados.

Por mais que tenham um preço salgado no Brasil, quem utiliza os celulares da Apple não os troca por nenhum outro. Dessa forma, conhecer os melhores apps e programas é o ideal, já que se aprimora as experiências com os dispositivos da maçã, garantindo a segurança dos dados e a conveniência de uso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 9 programas úteis para quem tem um iPhone (e você pode não conhecer)
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui