O Guia da Faculdade 2021, do Estadão, classificou 92,3% dos 95 cursos de graduação da UFRJ avaliados como ótimos ou muito bons (cinco ou quatro estrelas, respectivamente). Segundo a pesquisa, 19 cursos foram avaliados com nota máxima, 66 foram considerados muito bons e dez como bons.
Para Maria Antonieta Gimenes, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Institucional da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ, os resultados obtidos no Guia da Faculdade/Estadão dialogam com a performance da Universidade nos indicadores do Ministério da Educação (MEC).
“O fato de a UFRJ ter 92% de seus cursos avaliados com conceitos ótimo ou muito bom também se observa nas avaliações oficiais do MEC, nas quais se verifica um índice superior a 80% de cursos com conceitos quatro ou cinco. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – refletida nos projetos pedagógicos dos cursos e na abordagem de seus conteúdos, aliada à capacitação de seu corpo docente, composto de cerca de 90% de doutores – resulta na excelência de seu ensino de graduação, com a formação de recursos humanos altamente qualificados”, aponta.
Segundo a reitora Denise Pires de Carvalho, os resultados da Universidade no estudo revelam a vanguarda da instituição. “A missão da UFRJ de contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade brasileira se confirma com os indicadores. Somos uma universidade centenária que não quer fechar-se para si mesma, mas posicionar-se entre as potências na formação qualificada e emancipadora. Queremos não apenas estar nas melhores posições das avaliações e rankings acadêmicos, mas, de fato, construir respostas para os diversos desafios do nosso século“.
Somente nesse mundo fantasioso em que vivemos, onde ignoramos a péssima qualidade da produção acadêmica brasileira, que consideraríamos 92% dos cursos da UFRJ ótimos ou muito bons. Jogamos realmente a Série D das universidades, onde estamos mais preocupados em mantermos “alunos profissionais” que vivem de bolsas inúteis do que produzir ciência de verdade.
Concordo em genero, numero e grau. O gasta-se muito e muito pouca produção cientifica de qualidade e que posso ser colocada em pratica.