95% das escolas públicas de Silva Jardim já contam com internet ativada

As 19 instituições de ensino já estão com a infraestrutura externa pronta para a chegada da internet até a unidade escolar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Silva Jardim / Divulgação: Prefeitura

Surgido a partir do Edital do 5G, que destinou recursos de mais de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica de todo o Brasil, a fase piloto do projeto Aprender Conectado já ativou a internet em 95% das escolas públicas de Silva Jardim, na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. A cidade, que conta com 19 instituições de ensino, já está com a infraestrutura externa pronta para a chegada da internet até a escola.

De acordo com o programa, a próxima etapa é a instalação da rede interna de wi-fi nas áreas comuns das escolas. A medida, que está em andamento em algumas unidades, possibilitará o uso efetivo dos equipamentos por professores e alunos.

“Estamos a poucos passos de gerar uma transformação significativa na vida das crianças, que terão acesso a uma educação em linha com o que é preciso para que possam se integrar à sociedade e, no futuro, ao mercado de trabalho”, afirmou Vicente Aquino, presidente do GAPE e conselheiro da Anatel.

Em sua atual fase, o Aprender Conectado escolheu dois municípios em cada região do Brasil. Com isso, serão  beneficiadas, com a Internet banda larga, 177 escolas públicas, rurais, urbanas e algumas situadas em áreas indígenas e quilombolas. As unidades também vão ganhar rede wi-fi em toda a instituição e kits de informática. Os municípios de Berilo, em Minas Gerais; e Silva Jardim, no Rio de Janeiro, são os representantes da região Sudeste.

Advertisement

“Nosso desafio à frente da Eace é garantir que cada centavo dos recursos seja destinado a levar a internet aos estudantes e transformar a vida de toda a comunidade”, destacou Paula Martins, CEO da Eace, eleita pelas empresas vencedoras do leilão do 5G para um mandato de 3 anos. Na fase piloto do Aprender Conectado estão sendo contempladas escolas nas seguintes localidades: No Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), na Região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ) e na região Sul, Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 95% das escolas públicas de Silva Jardim já contam com internet ativada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui