9ª edição do ‘Festival Musimagem’ reúne amantes de trilhas sonoras e profissionais do cinema

O evento híbrido e gratuito, realizado pela primeira vez em Niterói, promove debates, concertos e palestras sobre temas importantes no segmento audiovisual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A 9ª edição do Festival Musimagem desembarcou em Niterói com o objetivo de ampliar o reconhecimento do trabalho dos profissionais da trilha sonora, frequentemente presentes nos bastidores. E desde a segunda-feira (04/12) promoveu uma programação, dividida entre o Centro de Artes UFF e o Instituto de Arte e Comunicação (IACS) na Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento irá até esta quinta-feira (07/12).

E além das atividades presenciais, o festival preparou uma programação virtual que ocorrerá de sexta-feira (08/12) até domingo (10/12) por meio do site oficial (https://festival.musimagembrasil.com) e do canal no YouTube da Musimagem Brasil (https://www.youtube.com/c/MusimagemBrasil).

Ao longo de quase uma década, o evento tem se consolidado como um dos mais importantes eventos de soundtracks do mundo, sendo o representante mais relevante da América Latina e o único realizado por profissionais da área. Marcos Souza, o Presidente do Musimagem Brasil, destaca a importância do festival para conectar o público aos compositores responsáveis por emocionar e imergir os espectadores nas histórias dos filmes e séries.

O evento é viabilizado graças à parceria com o Consulado Holandês, as sociedades de direitos autorais Abramus e Assim, o site espanhol Soundtrack Fest, o produtor Robert Townson, a gravadora MovieScore Media, o designer Maurizio Manzo, além do apoio fundamental do Centro de Artes da UFF e do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), trazendo pela primeira vez o festival para Niterói.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Uma das atrações do festival é o Prêmio Remo Usai, que homenageia grandes nomes da cultura nacional no campo musical. Este ano, Egberto Gismonti será o homenageado durante a celebração tradicional do evento.

A programação reúne renomados convidados nacionais e internacionais, como Nicola Piovani (Itália), Sara Andon (EUA), Norman Ludwin (EUA), Diego Navarro (Espanha), Brad Fiedel (EUA), Catherine Joy (EUA), Heather McIntosh (EUA), Allyson Newman (EUA/Austrália) e outros.

O evento também oferece concertos, como a Abertura do Festival com apresentações em homenagem a Egberto Gismonti, além do “Concerto de Trilhas Nacionais e Internacionais: Quarteto de Cordas da UFF & Convidados” sob regência de Alexey Kurkdjian, Harry Gregson-Williams e Matthijs Kieboom. Os concertos requerem um valor simbólico de R$ 5 por ingresso.

O Festival Musimagem tem sido um marco de encontros entre profissionais e apreciadores das trilhas sonoras ao longo de suas nove edições completas, com mais de 200 atrações, entre debates, palestras, cursos e concertos. Em 2022, o evento reuniu um público virtual expressivo, com mais de 12 mil acessos nas plataformas online, consolidando sua importância na cena musical e audiovisual.

Serviço:

Presencial – Dias 4 a 7/12

  • Centro de Artes UFF (CEART): Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí
  • Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS): Rua Lara Vilela, 126, São Domingos (Casarão – Auditório Interartes)

Online – 8, 9 e 10/12:

Programação:

Dia 7/12 – Local: Centro de Artes UFF (Presencial)

  • 14h: Cine Arte UFF – Filme “Wolf” com música de Matthijs Kieboom
  • 18h: Palestra com o compositor holandês Matthijs Kieboom – CEART (Tradução para português ao vivo – LEVAR FONE)
  • 20h: Palestra com o compositor inglês Harry Gregson-Williams – CEART (Tradução para português ao vivo – LEVAR FONE)

Dia 08/12 – Somente Online – Youtube da Musimagem

  • 10h: Palestra: Nicola Piovani e sua obra – Nicola Piovani (Itália) – Zeh Netto, mediador (Brasil)
  • 15h: Palestra: O papel do Supervisor Musical – José Celso Guida (RJ), Lucas Faria (RJ), Mario Dipoi (SP), Gui Amabis (SP)
  • 17h: Debate: Tocando trilhas sonoras – Sara Andon (EUA), Norman Ludwin (EUA), Diego Navarro (Espanha) – Alexey Kurkdjian, mediador (Brasil)
  • 20h: Palestra: Brad Fiedel e sua obra – Brad Fiedel (EUA) – João Batista Melo, mediador (Brasil), Zeh Netto, mediador (Brasil)

Dia 09/12 – Somente Online – Youtube da Musimagem

  • 10h: Palestra: Festivais de trilhas sonoras e a diversidade cultural – Gorka Oteiza (Espanha)
  • 13h: Debate: Pais e filhos no mundo das trilhas sonoras – Peter M. Bernstein (EUA), Marcos Souza (Brasil) – Alexandre Guerra, mediador (Brasil)
  • 17h: Debate: Mulheres compositoras e as trilhas sonoras – Catherine Joy (EUA), Heather McIntosh (EUA), Allyson Newman (EUA / Austrália) – Marion Lemonnier, mediadora (Brasil/França)
  • 20h: Palestra: Plinio Profeta e sua obra – Plinio Profeta (RJ)

Dia 10/12 – Somente Online – Youtube da Musimagem

  • 10h: Lançamento de livro e debate: Felipe Radicetti (Brasil)
  • 15h: Debate: Debbie Wiseman e sua obra – Debbie Wiseman (Inglaterra) – João Batista Melo, mediador (Brasil), Natalia Machiavelli, mediadora (Brasil)
  • 17h: Palestra: As novas gerações de compositores de trilhas sonoras – Mikael Carlsson (Suécia), Pinar Toprak (USA) – Alex Pfeiffer, mediador (Musimagem RJ)
  • 20h: Debate: Os compositores da “Era Dourada” das trilhas nos Estados Unidos e no Brasil – Robert Townson (EUA), Alexandre Guerra (Brasil)
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 9ª edição do 'Festival Musimagem' reúne amantes de trilhas sonoras e profissionais do cinema

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 9ª edição do 'Festival Musimagem' reúne amantes de trilhas sonoras e profissionais do cinema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui