O subúrbio carioca é cheio de histórias. Uma delas se passa na Igreja Santo Sepulcro de Madureira, que completa 105 anos esse mês. No próximo dia 21, a Paróquia entra em festa por conta da data marcante.
A pedra fundamental da Igreja foi lançada há um século e 5 anos, contudo, a Paróquia completou 75 anos de criação no dia 1º de janeiro. Em 1915 foi inaugurada a pedra fundamental por frades alemães, que ergueram um templo no local.
“A Paróquia foi uma das 25 criadas pelo então arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara em 1945, em comemoração a seus 25 anos de ordenação sacerdotal”, disse a historiadora Cátia Costa.
Tombada em 1966, a Igreja chama a atenção pela beleza. Trata-se de uma réplica, em escala natural, do templo construído sobre a sepultura do Cristo, em Jerusalém.
Devido à seus construtores, ela tem inspiração franciscana, com afrescos pintados no teto e nas paredes laterais e um vitral redondo que coroa a fachada.
“É uma igreja muito procurada para realização de batizados e casamentos. Muito por essa beleza”, conta Cátia Costa.
Além da beleza, a solidariedade também é marca da Igreja. Ela conta com uma casa de acolhida, chamada “Irmão Sol”, que ampara e trata os menores em situação de rua ou envolvidos com drogas. A casa foi construída ainda na administração dos franciscanos.
A Igreja Santo Sepulcro de Madureira faz jus à sua importância.