CCBB recebe mostra com os pioneiros do cinema, os irmaõs Lumière

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Cena de 'A Saída dos Operários da Fábrica Lumière' - Institut Lumière/Divulgação

Em 2020, o cinema comemora 125 anos de sua primeira sessão pública, feita pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, no Salão Indien do Grand Café, em Paris. No dia histórico de 28 de dezembro de 1895 foram exibidos alguns filmes que se tornariam célebres – como Refeição do Bebê (Repas de bebé) e Saída da fábrica (Sortie d’usine). Esses dois títulos estão entre os destaques da mostra Lumière Cineasta, que exibe 114 vistas, produzidas entre 1895 e 1905, em diálogo com 41 produções de diversos diretores, formatos e épocas, no CCBB Rio de Janeiro, de 11/03 a 6/04.

Todas as vistas Lumière (filmes, na sua maioria, de um único plano de 50 segundos, a duração do rolo de película de 17 metros), serão exibidas em formato digital full HD. Elas foram divididas em 19 programas, que destacam os principais temas abordados nos filmes da Societé Lumière – cidade, natureza, trabalho, viagem, retrato familiar, registro da modernidade etc.

Cada sessão será iniciada com uma seleção de vistas Lumière, complementada por filmes (curtas, médias e longas-metragens) como Um dia no campo (Jean Renoir, 1936), Playtime (Jacques Tati, 1967), Do polo ao Equador (Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, 1986), Goshogaoka (Sharon Lockhart, 1997) e outras obras de cineastas como Buster Keaton, Dziga Vertov, Vittorio De Seta e Shirley Clarke, entre outros.

A mostra surgiu de uma vontade de ver os filmes dos Lumière não apenas como marcos históricos e os irmãos não só como homens de ciência ou comerciantes, mas também como cineastas de fato. Ou seja, artistas – pessoas que tiveram um pensamento criativo sobre o que fizeram. O caminho que imaginamos para realizar a mostra foi colocar os Lumière em relação ao cinema posterior, buscando entender como eles serviram de influência ou inspiração para outros nomes das décadas seguintes”, comenta o curador da mostra, Lucas Baptista

Dentro da programação da mostra será oferecido um curso gratuito de quatro aulas que pretende explorar alguns desdobramentos do cinema dos Lumière em diálogo com a mostra. As aulas serão dadas, sempre às 19h, pela professora de cinema da UFF Lúcia Ramos Monteiro (dia 12/03), o curador Lucas Baptista (19/03), o pesquisador e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Júnior (26/03) e a professora da ECO/UFRJ e documentarista Anita Leandro (02/04).

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cursolumierecineasta@gmail.com. Haverá também uma “sessão inclusiva”, com entrada franca, de Índia: Matri Bhumi, de Roberto Rosselini, um retrato da Índia que mistura documentário e ficção, no dia 23/03, às 19h, com audiodescrição, legendagem descritiva e tradução para LIBRAS.

A mostra tem curadoria de Calac Nogueira, Lucas Baptista e Maria Chiaretti, produção da Raio Verde Filmes e também foi apresentada nos CCBBs São Paulo (15/01 a 10/02) e Brasília (04/02 a 01/03). O projeto tem apoio da Embaixada da França no Brasil e é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira a programação completa:

Dia 12/03 – quinta-feira
17h30 – Programa “As folhas se movem”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Um dia no campo”, de Jean Renoir (França, 1946). 35mm. 53 min. 12 anos.

19h – Curso/Aula 1 – “O mundo e o fundo: camadas de visão no cinema dos Lumière”, com Lúcia Monteiro, professora de cinema e vídeo da UFF.

Dia 13/03 – sexta-feira
17h30 – Programa “Cine-verdade”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Kino Pravda 5,6, 18 e 19”, de Dziga Vertov (URSS, 1922/24). Digital. 60 min. 12 anos.

19h – Programa “Inventários”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) +

Straits of Magellan: Drafts and Fragments”, de Hollis Frampton (EUA, 1974) + “Sink or Swim”, de Su Friedrich (EUA, 1990). 35mm. 115 min. 12 anos

Dia 14/03 – sábado

15h – Programa: “Em construção”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Miséria em Borinage”, de Henri Storck e Joris Ivens (Bélgica, 1993) + “Em comparação”, de Harun Farocki (Alemanha, 2009). Digital. 109 min. Livre.

17h30 – Programa “Nos trilhos da modernidade”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “O trem de Lumière”, de Al Razutis (Canadá, 1979) + “The Georgetown Loop”, de Ken Jacobs (EUA, 1996) + “Jogos de reflexo e velocidade”, de Henri Chomette (França, 1925) + “Descaminhos 1”, de Marília Rocha (Brasil, 2007). Digital e 16mm. 57 min. Livre.

19h – Programa “Ângulos da cidade”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Side/Walk/Shuttle”, de Ernie Gehr (EUA, 1991). 16mm. 52 min. Livre.

Dia 15/03 – domingo

16h – Programa “O mundo perdido”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Ilhas de fogo”(Itália, 1954) + “Enxofre” (Itália, 1955) + “O Tempo Do Peixe-Espada”, (Itália, 1954) + “Camponeses do mar” (Itália, 1956) + “Parábola do ouro” (Itália, 1955) + “Páscoa na Sicília” (Itália, 1955), de Vittorio de Seta. 35mm. 70 min. Livre.

18h – Programa “Saída da fábrica”. Digital e 16mm. 91 min. Livre.

Dia 16/03 – segunda-feira

17h30 – “Louis Lumière”, de Éric Rohmer (França, 1968). Digital. 65 min. Livre.

19h – Programa “Jogos na metrópole”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Playtime”, de Jacques Tati (França, 1967). 35mm. 133 min. Livre

Dia 18/03 – quarta-feira

17h – Programa “Figuras na paisagem”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Três paisagens”, de Peter Hutton (EUA, 2014). Digital. 70 min. Livre. ENTRADA FRANCA.

19h – Programa “Em construção”. Digital. 109 min. Livre.

Dia 19/03 – quinta-feira

17h30 – Programa “Inventários”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Straits of Magellan: Drafts and Fragments”, de Hollis Frampton (EUA, 1974) 35mm. 67 min. 12 anos

19h – Curso/Aula 2: “O futuro de uma invenção: Hollis Frampton e o catálogo Lumière”, com o curador Lucas Baptista.

Dia 20/03 – sexta-feira

17h – Programa “Devaneios e deslocamentos”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Aurélia Steiner (Melbourne)”, de Marguerite Duras (França, 1979) + “Brasília, contradições de uma cidade nova”, de Joaquim Pedro de Andrade (Brasil, 1967) + “Bookstalls”, de Joseph Cornell (EUA, 1930). Digital e 35mm. 77 min. Livre.

19h – Programa “Corpo em movimento”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Goshogaoka”, de Sharon Lockhart (EUA/Japão, 1997). 16mm. 79 min. Livre.

Dia 21/03 – sábado

16h – Programa “Operários, camponeses”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Cedo demais, tarde demais”, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (França/Egito, 1982). Digital. 115 min. Livre.

18h30 – Programa “Do polo ao Equador”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Do polo ao equador”, de Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian (Itália, 1986). 16mm. 118 min. 14 anos.

Dia 22/03 – domingo

16h – Programa “A vida em ato”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “O movimento das coisas”, de Manuela Serra (Portugal, 1985). 35mm. 98 min. Livre.

18h – Programa “Jogos na metrópole”. 35mm. 133 min. Livre.

Dia 23/03 – segunda-feira

19h – Programa “Rumo ao oriente”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Índia, Matri Bhumi”, de Roberto Rossellini (Itália, 1959). Digital. 107 min. Livre. Sessão inclusiva gratuita (com audiodescrição, LIBRAS e legendagem descritiva). ENTRADA FRANCA.

Dia 25/03 – quarta-feira

17h30 – “Louis Lumière”, de Éric Rohmer (França, 1968). Digital. 65 min. Livre.

19h – Programa “Nos trilhos da modernidade”. Digital e 16mm. 57 min. Livre.

Dia 26/03 – quinta-feira

17h – Programa “Filme retrato”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) +

Home Movies”, de Shirley Clarke (EUA, 1940/59) + “Cenas da vida de Andy Warhol”, de Jonas Mekas (EUA, 1990) + “Screen Tests”, de Andy Warhol (EUA, 1963/67). Digital e 16mm. 116 min. Livre.

19h – Curso/Aula 3: “Filme-retrato”, com Luiz Carlos Oliveira Jr, pesquisador e crítico de cinema.

Dia 27/03 – sexta-feira

17h – Programa “Rumo ao oriente”. Digital. 107 min. Livre. ENTRADA FRANCA

19h30 – Programa “O mundo perdido”. 35mm. 53 min. Livre.

Dia 28/03 – sábado

16h30 – Programa “As folhas se movem”. 35mm. 53 min. 12 anos.

18h – Programa “Filme retrato”. Digital e 16mm. 116 min. Livre.

Dia 29/03 – domingo

16h – Programa “Rumo ao oriente”. Digital. 107 min. Livre. ENTRADA FRANCA

18h – Programa “Em construção”. Digital. 109 min. Livre.

Dia 30/03 – segunda-feira

17h – Programa “A invenção do burlesco”. Digital. 91 min. Livre.

19h – Programa “Paraíso reencontrado”: vistas Lumière, de Societé Lumière (França, 1895/1905) + “Tabu”, de F.W. Murnau. (EUA, 1931). Digital. 98 min. 12 anos. ENTRADA FRANCA

Dia 1º/04 – quarta-feira

17h – Programa “Paraíso reencontrado”. Digital. 98 min. 12 anos. ENTRADA FRANCA.

19h – Programa “A vida em ato”. 35mm. 98 min. Livre.

Dia 02/04 – quinta-feira

16h30 – Programa “Operários, camponeses”. Digital. 115 min. Livre.

19h – Curso/Aula 4: “Vistas Lumière: documentos do acaso”, com Anita Leandro, professora da ECO/UFRJ e documentarista.

Dia 03/04 – sexta-feira

17h30 – Programa “Figuras na paisagem”. Digital. 70 min. Livre. ENTRADA FRANCA

19h30 – Programa “Cine-verdade”. Digital. 60 min. 12 anos.

Dia 04/04 – sábado

16h – Programa “A invenção do burlesco”. Digital. 91 min. Livre.

18h – Programa “Jogos na metrópole”. 35mm. 133 min. Livre

Dia 05/04 – domingo

16h – Programa “Figuras na paisagem”. Digital. 70 min. Livre. ENTRADA FRANCA

18h – Programa “Devaneios e deslocamentos”. Digital e 35mm. 77 min. Livre.

Dia 06/04 – segunda-feira

17h – Programa “Rumo ao oriente”. Digital. 107 min. Livre. ENTRADA FRANCA

19h – Programa “Paraíso reencontrado”. Digital. 98 min. 12 anos. ENTRADA FRANCA

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