Méier e Copacabana podem sofrer mais com Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gustavo Pellizzon / O Globo

Os bairros do Méier, na Zona Norte, e Copacabana, Zona Sul, podem ser as áreas mais afetadas pelo Coronavírus na cidade do Rio de Janeiro. O número de idosos nesta região é altissímo e a Covid-19 é mais perigosa em pessoas que estão acima dos 70 anos de idade.

O Méier tem a maior população idosa em números absolutos e Copacabana a maior proporção, 33%. Os dados são do planejamento Rio 500.

“Não sou infectologista, mas urbanista. Apenas tentando contribuir para melhor compreensão espacial da epidemia. A Prefeitura deveria ter protocolos específicos para estas regiões“, disse Washington Fajardo.

O geriatra e cardiologista Marcelo Freitas explica os motivos de o Coronavírus ser mais letal aos idosos: “O coronavírus já conhecido há décadas, e causa em torno de 2% dos quadros similares a gripe no mundo inteiro, e também no Brasil. Esse novo coronavírus, é uma mutação que surgiu na China, e causa um quadro respiratório, gripal, mais agressivo. Naturalmente, os idosos são mais suscetíveis aos quadros infecciosos, virais ou bacterianos, por conta de sua decadência imunológica, e pela presença de doenças crônicas (DM, HAS, Artrites), especialmente após os 70 anos de idade. E, com esse novo coronavírus, não está sendo diferente, chegando à letalidade de até 15% nos maiores de 70 anos”.

Para tentar evitar o problema da contaminação nos idosos, o médico faz algumas recomendações.

Não só por conta do atual surto de coronavírus, mas devemos sempre adotar condutas de higienização de mãos, face, nariz e boca, pois, os vírus estão presentes nos chamados perdigotos (gotículas de saliva), e podem se depositar na boca, olhos, face, nariz e mãos. Também existem algumas substâncias que, notadamente, melhoram nossa imunidade, tais como Vitamina C, Vitamina D e Zinco. Não se trata de terapia, mas, melhoram o sistema imunológico, e nos deixam mais preparados para qualquer quadro infeccioso que possamos adquirir. Além disso, deve-se evitar a exposição dos idosos ao locais de aglomeração de pessoas, pois aumenta a chance de disseminação dos vírus”, disse Freitas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Méier e Copacabana podem sofrer mais com Coronavírus

4 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui