Em tempos difíceis, além das trágicas notícias, também vemos muitas ações solidárias. No Rio de Janeiro, alguns médicos estão se mobilizando para tirar dúvidas de vizinhos e parentes próximos sobre o Coronavíruas. Alguns estão até realizando atendimentos menos complexos, para evitar ainda mais aglomerações em hospitais e evitar que as pessoas saiam às ruas.
Entre eles está Bruno Gatto, que mora na Freguesia. Ele já trabalhou em clínica da família e cursa residência em ortopedia. Na última semana, ele passou a dar essa assistência aos vizinhos de prédio.
“Tem muita gente com dúvidas sobre os sintomas, sobre que remédio tomar em caso de gripe, por exemplo. Oferecer meu conhecimento nesse momento de difícil é o mínimo que eu posso fazer enquanto médico e como pessoa“, disse Bruno.
Bruno, definitivamente, não está sozinho nessa. Claudia Muniz, clinica geral de uma rede de saúde privada, moradora do Recreio, também está na mobilização.
“Nesses momentos, as pessoas ficam muito preocupadas. Passei a conversar com uns vizinhos em suas casas. Outro dia, uma vizinha que conheço há anos e que sempre reve rinite alérgica, estava muito tensa, achando ser Coronavírus. Falei com ela que não era nada grave e ela se alcamou”, destacou Claudia.
Diversos outros médicos estão fazendo o mesmo. Alguns, inclusive, poistando em suas redes sociais para motivar ainda mais profissionais da saúde a entrarem nesta mobilização positiva.