‘Deve ter dez vezes mais casos do que estamos vendo’, diz secretário de Saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em entrevista concedida a TV Globo nesta sexta-feira (03/04), o secretário estadual de Sáude, Edmar Santos, admitiu que o número de pessoas infectadas pelo Coronavírus no estado pode ser dez vezes maior do que os 992 confirmados oficialmente pela pasta.

Segundo ele, os casos subnotificados seriam, de 60% ou 70% deles de pessoas assintomáticas. Com isso, o estado teria pouco menos de 10 mil pessoas infectadas pela Covid-19.

No estatdo do Rio, apenas casos graves têm sido testados. Segundo o secretário, esse número de ocorrências não confirmadas, é comum em outros países, mas a subnotificação deve diminuir na semana que vem com o início da testagem em massa.

Provavelmente deve ter dez vezes mais casos do que a gente está vendo, 60% ou 70% de pessoas assintomáticas”, disse.

Para o secretário, a subnotificação não estaria ocorrendo para os casos de óbitos. “Mortos e casos graves a gente tem monitorado de perto“.

Questionado sobre quando a curva de crescimento da doença deve estagnar, Edmar Santos estimou duas semanas.

Daqui para 15 dias a gente deve ter a horizontalização da curva. Isso só é possível com isolamento social, lembrando que a capital é onde tem 80% dos casos e só fez o isolamento há uma semana. Precisamos de 15 dias (de isolamento) para ver o achatamento da curva“.

Com a testagem em massa e mais de 50 casos a serem confirmados, o secretário admite que o número pode crescer na próxima semana. Ainda assim, ele aposta que a curva vai parar de crescer.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Deve ter dez vezes mais casos do que estamos vendo', diz secretário de Saúde

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui