Saudade de bater perna por aí, né? Para amenizar este período essencial de isolamento social no combate à COVID-19, listamos 17 fotos maravilhosas do Rio, por outros ângulos.
1- Londres carioca?
Como um dia cinza e chuvoso no Rio muda totalmente a paisagem do Largo do Machado, em Laranjeiras.
2- Copacabana
Os diferentes desenhos das calçadas de Copacabana vistos de cima, incluindo o icônico calçadão.
Aposto que você nunca prestou atenção de fato nesses desenhos tão distintos e ao mesmo tempo tão complementares.
3- Olhar noturno
No chão, uma simples foto vira poesia!
Calçadão da praia do Leblon.
4- Subúrbio
“Daqui não dá pra ver o #Cristo, mas a casa da mãe dele você pode ver…
Lá do alto da Penha, ela olha por você!”
5- Central do Brasil
As idas e vindas do cotidiano carioca.
6- Redentor
Toda a beleza do maior cartão postal carioca, visto de cima.
7- Ponte Rio-Niterói
Rio, essa luz que faz até ponte virar alucinação.
8- Pontal
A beleza do Pontal do Recreio, com a Pedra do Pontal numa perspectiva diferente!
9- Barra da Tijuca
Na direita o morro da Joatinga, no centro o canal de Marapendi e a esquerda o quebra-mar e Jardim Oceânico, porta de entrada pra quem vem da zona sul.
10- Canal do Mangue
O canal do mangue corre ao longo de boa parte da Avenida Presidente Vargas, se estende pela Avenida Francisco Bicalho e deságua na Baía de Guanabara, foi planejado para receber as águas da chuva e de riachos que desaguavam no mangue. A região da Cidade Nova era um alagadiço, acreditam?
Uma pena ser tão poluído!
11- Candelária
Um jeito diferente de contemplar a arquitetura e beleza da Igreja da Candelária, no centro do Rio.
12- Arpex
Da Pedra do Arpoador temos uma das visões mais bonitas de Ipanema, Leblon, Praia do Diabo e também da própria Praia do Arpoador.
13- Paraíso Secreto
Piscina natural, cercada por rochas, formando uma espécie de poço, onde a água fica bem rasa e sem ondas, entre Praia da Macumba e Prainha.
14- Região Central
A avenida Presidente Vargas em quase sua total extensão, onde podemos destacar o canal do mangue, o monumento a Zumbi dos Palmares, o Balança mas não cai, a Central do Brasil e a Candelária, maravilhosa ao fundo!
15- Sem igual
Toda a beleza de uma das vistas do topo do Forte do Leme, com o Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.
16- No coração de Ipanema
A Praça Nossa Senhora da Paz, por um ângulo que você nunca viu!
17- Geometria
Se na Bahia tem o Quadrado de Trancoso, por aqui temos o retângulo da Urca.
Gostou? Aproveita pra seguir a gente no instagram.com/diariodorio
Marque #diariodorio nas fotos da cidade maravilhosa e faça parte do nosso espaço de amor ao Rio!
Lindas fotografias. Conheço o trabalho do Marcello San e a maneira que ele retrata o Rio é excelente. Uma das coisas que me deixa mais triste, porém, é a falta de visão e inovação no que concerne à planejamento urbano e estética urbana na cidade. Vivemos em um tempo onde os nossos governantes não ligam para a arquitetura, para a estética dos ambientes, dos prédios, das ruas, dos rios que cortam a cidade, do patrimônio histórico e arquitetônico, etc. Tomemos como exemplo a própria Avenida Presidente Vargas e o canal do Mangue: temos ali, um pouco mais atrás a Estação Leopoldina, um prédio lindo de arquitetura vitoriana completamente abandonado e fechado ao público. Imagina que incrível seria aquele espaço virar um espaço cultural permanente e Museu sobre a história dos trens e locomotivas? A Avenida Presidente Vargas poderia receber shoppings centers de grande porte no seu entorno, mais comércios, mais espaços alternativos, mais restaurantes, mais universidades, mais escolas. A área adjacente ao Sambódromo poderia receber um Museu do Carnaval com uma arquitetura diferente, algo inédito e de grande porte na região, que atrairia ainda mais turistas. O Canal do Mangue poderia receber uma jardinagem, com flores de todo tipo, ypês amarelos, com jardins suspensos bem ao estilo daquela região em Amsterdã toda florida onde os rios cortam a cidade priorizando a estética urbana do local. A Candelária poderia receber uma iluminação especial, cadê o IPHAN para cuidar disso? Poucos sabem que ali atrás da Candelária é possível uma visão incrível da Baía de Guanabara que fica bem ao lado da entrada do CCBB e isso ocorre pois tem um prédio militar que bloqueia a visão da Baía. A Central do Brasil tem que receber uma reforma urgente em todos os níveis pois o nível de abandono e vulnerabilidade social é gritante. O Campo de Santana é um lugar histórico e poderia ser um parque urbano aprazível a moradores e turistas assim como ocorre nos parques municipais dos Países de fora e que não são abandonados. (Já estive no Central Park em NY e alguns parques de Londres.) Na altura ali da Rodoviária ou da Cidade Nova poderiam construir um mirante pois a vista do Parque Nacional da Tijuca e toda sua floresta com a montanha do Corcovado e o Cristo é algo belíssimo. Ao invés disso, temos viadutos monstrengos que lançam tudo ao cinza e à escuridão, miséria, pedintes e moradores de rua aos montes, sujeira, pobreza escrachada, etc. A única coisa que melhorou a paisagem nos últimos anos da Presidente Vargas foi o VLT que começa ali na altura da Central do Brasil e vai até a altura da Candelária na Rio Branco, o VLT deu um ar de primeiro mundo à cidade, é bem charmoso. Isso e terem colocado abaixo aquele monstrengo da Perimetral. A região central do Rio poderia ser muito mais bonita na questão da ESTÉTICA URBANA se nossos governantes e a iniciativa privada tivesse mais VISÃO e INOVAÇÃO e resolvesse investir.