Número de doação de órgãos no RJ tem queda devido ao Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

A pandemia do Coronavírus, além de trazer caos ao sistema de Saúde e à economia do Rio de Janeiro, gerou um outro problema: a diminuição no número de doações de órgãos e de doadores em comparação a 2019.

De acordo com dados oficiais do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), entre março e abril de 2020, houve queda de 9% no número de doadores e de 20% nos transplantes em relação ao mesmo período no ano passado.

Como motivos para a queda no número de doadores, podemos citar a redução dos traumas, responsáveis por 40% dos transplantes, e também as mortes ocasionadas pela Covid-19. Além disso, pacientes que mantiveram contato com pessoas infectadas pela doença não estão autorizados a doar.

Eduardo Fernandes, médico transplantador e especialista em doenças hepáticas do Hospital São Lucas Copacabana, na Zona Sul, diz que a situação acaba colocando muitos pacientes em risco.

Advertisement

”É necessário fazer a fila de transplante continuar andando. Existem pessoas morrendo à espera de um órgão e temos protocolos de segurança para realizar as cirurgias sem riscos aos pacientes que precisam ser transplantados”, afirma o médico.

Ainda segundo Eduardo, os pacientes mais prejudicados acabam sendo os que estão com doenças no fígado em estágio avançado, como insuficiência hepática, cirrose ou, até mesmo, câncer

”Para eles, o transplante hepático é a principal forma de tratamento e, nesse caso, a doação do órgão pode acontecer entre vivos, o que viabiliza ainda mais a cirurgia”, diz.

O médico aproveita para dizer, também, que o São Lucas Copacabana está bem reforçado em relação à higienização do ambiente dos profissionais para as doações de órgãos enquanto durar a pandemia, inclusive no centro cirúrgico.

”Após a alta hospitalar, nossas equipes médicas dão orientação extra de segurança aos familiares para que o paciente possa continuar sua recuperação em casa. O acompanhamento é todo feito por telemedicina, em que avaliamos o paciente por meio de chamadas de vídeo para que ele não precise retornar ao hospital”, diz Eduardo.

Como ser um doador

O transplante de órgãos, no Brasil, embora não necessite de documentação, só acontece mediante autorização dos parentes. Por isso, é importante avisar, ainda em vida, que deseja ser doador de órgãos, para que a família fique ciente e conceda a doação.

No Brasil, por lei, o transplante só pode ser ocorrer mediante autorização dos parentes, sem necessidade de documentação. Mas avisar a família, ainda em vida, que deseja ser doador de órgãos pode ajudar na decisão da autorização do procedimento.

O site ”Doe+Vida” e o Disque Transplante 155 são canais para esclarecimento de dúvidas e debate do tema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de doação de órgãos no RJ tem queda devido ao Coronavírus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui