Hospital de Campanha do Maracanã registra queda de 66% na taxa de ocupação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Motta

Dados da secretaria estadual de Saúde (SES) mostram que houve uma queda de 66% na taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 no Hospital de Campanha do Maracanã, na Zona Norte do Rio.

Segundo a pasta, o subsecretário de Regulação e Unidades Próprias da SES, Ricardo Cavalcanti, visitou a unidade neste sábado (13/06) a unidade e constatou que o hospital está com 15% dos 400 leitos de UTI e enfermaria da capacidade total ocupados – isso significa que houve queda de 66% na taxa de ocupação.

A secretaria informou que faz fiscalizações recorrentes na unidade para checar o fluxo de ocupação dos leitos, condições de trabalho das equipes de saúde, se equipamentos funcionam e abastecimento de medicamentos, suprimentos e EPIs (equipamentos de proteção individual). O subsecretário avaliou a diminuição da taxa ocupação como algo positivo.

O número de pacientes está diminuindo graças a várias medidas simultâneas, como o distanciamento social, a testagem e a conscientização da população. O fato de os pacientes estarem sendo tratados mais precocemente, o aumento do número de leitos de UTI e a diminuição da taxa de transmissibilidade da doença também são fatores determinantes“, ressaltou o médico.

Embota tenha havido diminuição na demanda, o secretário afirmou que o hospital não deve ser desmontado tão cedo porque, com a flexibilização, é possível que o número de casos volte a crescer. Segundo ele, a durabilidade da estrutura é estimada em cinco anos.

Estamos redimensionando e olhando para outras doenças e necessidades que não deixaram de acontecer e demandam atenção da Secretaria“, afirmou.

Dados da SES dizem que o tempo médio de permanência dos pacientes, tanto na enfermaria quanto na UTI, é de sete dias.

De acordo com o último boletim da SES, divulgado neste sábado (13/06), o estado do Rio de Janeiro tem 7.592 morte e 79.836 infectados pelo Coronavírus.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital de Campanha do Maracanã registra queda de 66% na taxa de ocupação

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui