Depois de mais de 70 dias com a maioria das lojas fechadas, o Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio reabriu na manhã desta terça-feira (16/06) com horário reduzido e medidas de higienização para conter a proliferação do Coronavírus.
O Mercadão passa a funcionar das 9h ás 17h, com apenas três dos seis portões abertos. Na entrada, os clientes tem a temperatura medida por funcionários do local. Durante boa parte da manhã, foram registradas filas de clientes que queriam entrar no centro comercial.
Nos corredores que dão acesso aos pontos comerciais, setas foram colocadas para orientar a circulação de consumidores e comerciantes e avisos foram pendurados para alertar sobre a necessidade de se manter uma distância segura. Nas escadas rolantes, é preciso se afastar no mínimo, três degraus.
A Vigilância Sanitária também esteve no Mercadão para acompanhar retomada das atividades até sexta-feira (19). Um curso oferecido pela Vigilância também orienta os funcionários sobre como higienizar o espaço.
O Mercadão de Madureira, que possui 450 lojas, operava apenas com 6% da capacidade, com apenas lojas de serviços essenciais abertos. O estabelecimento gera 20 mil empregos diretos e indiretos e pode reabrir após decreto da Prefeitura do Rio que flexibiliza as restrições preventivas contra a Covid-19 no município.