Dia mundial do Rock: conheça 10 canções que têm relação com o Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Colorful_Abstract_3D_Wallpapers_laba.ws

Aumentem o volume das guitarras que hoje é dia de muito rock n roll! O dia mundial dedicado ao estilo musical mais popular e querido de todos tempos é celebrado nesta segunda-feira (13/07) e o DIÁRIO DO RIO, claro, não poderia ficar de fora. A seguir, você confere dez músicas de puro rock que falam da Cidade Maravilhosa. Let’s Rock, cariocas!

MOTÖRHEAD – GOING TO BRAZIL

O power trio inglês de Heavy Metal homenageou o Brasil e o Rio de Janeiro nesta composição visceral cheia de arranjos de guitarras poderosas. O refrão da música “Flying down to Rio, going to Brazil” revela a expectativa da banda para desembarcar em terras cariocas. A música está presente no álbum 1916, lançado em 1991. Infelizmente, o baixista e líder a banda, Lemmy Kilmister faleceu em 2015.

DURAN DURAN – RIO

Não basta homenagear o Rio apenas com uma canção, tem que dar o nome da cidade ao disco. E foi exatamente isso que o grupo inglês Duran Duran fez em 1982 lançando o seu segundo disco da carreira, intitulado, “Rio“. O título do álbum e toda estética para o clipe da música “Rio“, foi inspirada em uma viagem de férias que os integrantes fizeram a Cidade Maravilhosa anos antes.

JOELHO DE PORCO – RIO DE JANEIRO CITY

Preenchendo a cota nacional, nós poderíamos escolher qualquer música feita pelo Rappa ou o Planet Hemp, por exemplo, e colocar aqui na lista, mas seria muito fácil. Por isso, resolvemos vasculhar os arquivos para encontrar essa pérola do rock brasileiro. Em 1978, a banda de punk rock paulista, com visual vampiresco, Joelho de Porco, lançou o álbum homônimo com essa canção que debocha dos ícones e padrões de vida da Zona Sul carioca e expõe, já naquela época, os perigos do Rio de Janeiro.

THE B-52’s – GIRL FROM IPANEMA GOES TO GREENLAND

Em 1986 o “Bife com tutu“, como carinhosamente a banda estadunidense The B52’s foi apelidada pelos brasileiros, lançou o álbum Boucing off the satellites, que continha uma singela homenagem a um dos símbolos do Rio mais famosos em todo mundo, a “garota de Ipanema”. Com um clipe psicodélico e irreverente, cheio de cores e, até referência a Carmem Miranda, o grupo mostrou sua admiração pelo Rio ao dizer que as “Garotas de Ipanema vão pra Groenlândia“.

ALICE COOPER – IT’S ME

Um dos inventores do Heavy Metal, o cantor e ator norte-americano Vincent Damon Furnier, conhecido pela alcunha de Alice Cooper, sempre foi um dos grandes expoentes da música pesada produzida no fim da década de 60 e início da 70. Entretanto, nessa canção , que integra o álbum “The Last Temptation“, de 1994, o roqueiro chora por um amor não correspondido ao cantarolar nos versos da canção: “Você pegou uma viagem de primeira classe a Paris.Você dançou nas ruas da Espanha. Você seguiu o sol até Rio de Janeiro“.

DIE TOTEN ROSEN – CARNIVAL IN RIO (PUNK WAS)

A clássica banda de punk rock alemã Die Toten Rosen, também conhecida como a versão germânica do Sex Pistols, esteve em diversas localidades do Rio, entre elas os bairros de Santa Teresa e Copacabana para gravar o clipe de “Carnival in Rio” nos anos 90. A letra, mal criada da música, basicamente faz uma sátira ao movimento punk usando as ruas do Rio como cenário.

FOCUS – ROCK & RIO

A icônica banda Holandesa de Rock Progressivo Focus, com quase 50 anos de carreira, também lembrou da Cidade Maravilhosa com a música “Rock & Rio“, do álbum Focus 8, lançado em 2002. Esse clipe não oficial, nos permite ouvir o grupo executando a canção com toda a sua virtuosidade enquanto são exibidas belas imagens do Rio Antigo.

JAMES TAYLOR – ONLY A DREAM IN RIO

Only a Dream in Rio é uma espécie de retribuição do cantor norte-americano de Rock, Country e Gospel , James Taylor aos cariocas. O artista, que se encontrava em baixa na carreira, foi ovacionado no primeiro Rock in Rio, em 1985. A partir daquele momento, conseguiu retomar o caminho do sucesso. A música faz parte do disco “That’s Why I’m Here“, de 1985.

BILL WYMAN – RIO DE JANEIRO

Bill Wyman foi baixista do Rolling Stones desde a fundação da banda, em 1962 até 1993. Paralelamente ao trabalho com os Stones, o músico tinha uma bela carreira solo. Isso se prova pela maravilhosa “Rio de Janeiro“, gravada em 1982 e que integra o trabalho que leva o nome do artista. A carismática composição é uma verdadeira carta de amor a cidade.

FAITH NO MORE – CARA#@!* VOADOR

O Faith no More talvez seja a banda que tenha mais laços afetivos com o Rio de Janeiro e o Brasil. O seu excêntrico vocalista Mike Patton, já trabalhou com diversos artistas brasileiros, como o Sepultura, a Sinfônica Heliópolis e o Coral da Gente, entre outros. Além disso, a banda já tocou no Rock in Rio em duas oportunidades. Com tanta troca cultural com o nosso país, surgiu em 1995, diretamente do álbum King for a Day, a canção de título singelo chamada “Caralho Voador“. A música nada mais é do que uma bossa nova (estilo tipicamente carioca) com uma letra nonsense.

E aí, roqueirada carioca, faltou alguma música?


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia mundial do Rock: conheça 10 canções que têm relação com o Rio

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui