Nas últimas 24 horas, a Patrulha Ambiental da Prefeitura do Rio de Janeiro, formada por agentes da Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, fez o resgate de duas jiboias, cada uma com cerca de 1,5 metro de comprimento, que apareceram em estabelecimentos comerciais das zonas Sul e Oeste da cidade.
Nesta terça-feira (14/07), os agentes foram acionados para resgatar uma cobra no forro do telhado de um hotel localizado na Rua São Clemente, em Botafogo. Como o animal estava com um espinho de ouriço preso em sua gengiva, a equipe levou a jiboia para a base da patrulha ambiental, na região central da capital fluminense, para efetuar a retirada do espinho. A cobra foi encaminhada ao Parque Natural Municipal de Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, para ser devolvida à natureza.
Já na segunda (13/07), a mesma Patrulha Ambiental atendeu solicitação recebida pela Central 1746 de um estabelecimento comercial na Estrada da Covanca, no Tanque, bairro da Zona Oeste, para realizar o resgate da cobra. Como a jiboia estava saudável, as equipes levaram o animal até o Parque Natural Municipal da Prainha, também no Recreio, onde foi devolvida ao seu habitat natural.
A Prefeitura do Rio orienta a população a acionar a patrulha por meio da Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana do município ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e, muito menos, tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. A Central 1746 funciona 24 horas.
[…] manhã, a patrulha ambiental resgatou uma cobra no forro do telhado de um hotel em Botafogo. Como o animal estava com um espinho de ouriço preso na gengiva, a equipe levou a jiboia para a […]