O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, exonerou nesta sexta-feira (17/07) a controladora-geral do Rio de Janeiro, Márcia Andréa dos Santos Peres. Márcia apontou um rombo estimado em R$ 4,24 bilhões nas contas do município em 2019. A informação foi dada pela jornalista Berenice Seara. A exoneração da controladora-geral do Rio foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira.
As contas do ano passado, apresentadas pelo município em 15 de abril deste ano, fecharam com um rombo recorde, além das despesas com pessoal, que chegaram a 54,32% das receitas, superando o limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade fiscal, de 54% apenas. A exoneração da controladora-geral do Rio foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira.
Além do rombo, Márcia Andréa também admitia, pela primeira vez num documento oficial, que a Prefeitura do Rio havia estourado o limite de 54% de gastos públicos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em seu lugar, Crivella nomeou Francisco Harilton Alves Bandeira, servidor de carreira, também oriundo da Controladoria, e que ocupava o cargo de subsecretário de Gestão da Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos desde que a deputada estadual Tia Ju assumiu o cargo, em janeiro.