O tradicional bar Comuna, localizado na Rua Sorocaba, no Bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, é mais um tradicional ponto comercial que fechará as portas na cidade em função da crise gerada pela pandemia do Coronavírus.. Nesta quinta-feira-feira (23/07), a Casa anunciou o fim das atividades por meio de uma postagem em seu Instagram. Aberto desde 2011, o Comuna era um famoso point hipster da cidade, reconhecido pelos seus projetos multiculturais e colaborativos, shows, exposições e pelo icônico hambúrguer.
Diante do fechamento, os administradores do Comuna lançaram uma campanha de financiamento coletivo, para arrecadar R$ 200 mil e poder quitar os salários de julho e agosto dos quinze funcionários, além da rescisão dos contratos, prevista para o mês de setembro.
Para quem puder contribuir, há diversas recompensas: desde lembranças como broches e camisetas, sacolas e até um serviço de delivery, chamado de a última ceia. até as 14h desta quinta-feira (23/07) a campanha já havia arrecadado mais de R$ 20 mil.
Na publicação, os donos do Comuna informaram que os empregados foram comunicados do fechamento do espaço no início deste mês.
Veja o comunicado do Comuna na integra e o link para poder contribuir:
“Salve galeras! É com muita emoção no peito que anunciamos oficialmente que a Comuna vai fechar as portas. Depois de quase 9 anos de convivência e muito trabalho nessa casinha em Botafogo, infelizmente o nosso sistema quebrou com os efeitos da pandemia.
.
Com a receita no zero, o custo fixo ativo, as dívidas do passado aumentando a cada dia, e a pandemia desgovernada pelo negacionismo no país, precisamos nos proteger e agir com responsabilidade. Antecipar esse movimento de saída da casa foi o melhor caminho que encontramos de manter a segurança com quem trabalha e a transparência com quem se relaciona com a Comuna.
.
Somos um pequeno negócio apaixonado pela reunião de galeras e projetos de cultura local. Foram muitos rolês aqui desde 2011: laricas históricas da Cozinha, feiras de pequenos produtores de comida, vinil, cervejinha artesanal, zine, moda, bandas independentes ensaiando e fazendo showzinhos com aquela intimidade, exposições de dezenas de artistas na casamata, livraria d’A Bolha, escritório coworking, festinhas, banho de espuma, churrasco e carnaval. Lembranças que deixam o nosso coração bem quentinho.
.
Antes de tornar pública essa decisão, comunicamos a notícia por videoconferência (dia 1º de julho) para a nossa equipe, 15 pessoas que dependem do funcionamento da casa como renda pessoal e familiar. No início da pandemia, adotamos uma Medida Provisória (MP 936/20) que permitia com que nossa equipe ficasse em casa durante dois meses (maio e junho) recebendo salários através do Governo. Para isso, a Comuna teria que garantir a remuneração da equipe nos dois meses seguintes (julho e agosto). Agora, já sabemos que não dá pra seguir e queremos garantir a melhor transição financeira para os nossos funcionários.
.
Abrimos uma campanha na @benfeitores para levantar os recursos necessários dessa transição. Se você se identifica com a gente e quer contribuir de alguma forma, chega junto nessa força coletiva para fechar a nossa comuninha da melhor maneira possível.
.
COMO AJUDAR? No link você encontra os detalhes no Benfeitoria e as recompensas maneirinhas que a gente criou. Muito amor e gratidão a todos que fazem parte dessa história.
Que pena! Esse não cheguei a conhecer…