No último dia 16/07, você leu com exclusividade aqui no DIÁRIO DO RIO que uma favela estava sendo montada no ponto exato de encontro entre os bairros de Santa Teresa e Cosme Velho. Pois bem, nesta quinta-feira (30/07), duas semanas depois, a Prefeitura esteve no local para dar início à demolição das construções irregulares.
A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação (Smuih), contou com apoio também da Patrulha Ambiental e agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Júlio Otoni, pertencente à região.
As construções ilegais da nova favela, além de provocar desmatamento de Mata Atlântica, vinham preocupando donos de imóveis locais, que fizeram um movimento para alertar as autoridades sobre o assunto. Vale lembrar que a região é bem próxima, por exemplo, ao Largo do Boticário, vendido em 2018 à rede de hotéis Accor, que construirá um grande empreendimento por lá.
Diario do Rio, um dos poucos veiculos de imprensa preocupados com o pprincipal problema do Rio, a favelização
[…] últimos dias o surgimento de construções irregulares por muitas partes da cidade. Entre elas, uma favela que começou a ser erguida entre Cosme Velho e Santa Teresa e mais ocupações ilegais na Zona […]
Parabéns ao Diário pelo bom e rápido trabalho jornalistico.
Continuem cobrando e denunciando. A nossa cidade querida merece ser mais bem planejada e organizada.