Cooperativas filiadas ao Sistema Sicoob Rio, que faz parte de uma das maiores instituições do país no setor do cooperativismo financeiro, agora podem ter acesso a créditos emergenciais, com até 80% da garantia exigida na operação, pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O Sebrae criou o Fampe há 25 anos, tornando-se o avalista complementar de empresas de micro e pequeno porte e do microempreendedor individual. A iniciativa visa facilitar e proporcionar recursos a empresários, com faturamento de até R$ 4,8 milhões/ano, em um cenário de grande retração econômica devido à pandemia de COVID-19.
Com taxas diferenciadas e os mesmos produtos do sistema bancário tradicional, o cooperativismo financeiro é uma alternativa para empreendedores que precisam de recursos em um cenário de grande retração econômica devido à COVID-19
Para George Figueiredo, gerente de crédito do Sicoob Central Rio, a parceria com o Sebrae Rio, que já existia antes mesmo da pandemia, é uma excelente alternativa para os empresários que necessitam de financiamento para atravessar esse período crítico em condições adequadas.
“Originalmente, os projetos eram relacionados às consultorias empresarial e financeira, a treinamentos diversos com foco no desenvolvimento dos associados às cooperativas filiadas ao Sistema Sicoob Rio, sem necessariamente serem vinculados ao Sebrae Rio; entidade que tem como princípio fomentar o empreendedorismo. Com a pandemia, a ideia é que as clínicas e workshops em colaboração com o Sebrae Rio possam ser realizados via lives aos cooperados”, explicou George.
Segundo Guilherme Reche, analista do Sebrae Rio, uma das maiores dificuldades das micro e pequenas empresas, que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, cerca de 16,1 milhões de pessoas, é a apresentação de garantias sólidas e confiáveis para obter recursos financeiros.
“Esse é o papel do Fampe. Ser o avalista complementar da pequena empresa para que essa não seja mais uma barreira em situações emergenciais ou de crescimento. Acreditamos muito no diferencial do sistema cooperativo, no seu atendimento e sua análise”, menciona Reche.
Além das empresas associadas às cooperativas do Sicoob Central Rio, podem ter acesso a recursos emergenciais do sistema as cooperativas vinculadas ao Sescoop/OCB e os franqueados da Associação Brasileira de Franchising (ABF Rio). A reestruturação das operações de empréstimo, como prorrogação de prazos, por exemplo, depende de análises de riscos individuais de cada companhia, permitindo, assim, uma maior flexibilidade para a negociação.
Empresas que possuem folha de pagamento vinculada ao Sicoob podem financiar estes vencimentos via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com prazo de até 36 meses (com seis meses de carência), valor de dois salários-mínimos por empregado e taxa de 3,75% ao ano.
O Sicoob também disponibilizou linhas de crédito via Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Apenas no período de 13 a 18 de julho deste ano, a instituição recebeu R$ 1,3 bilhão em pedidos de empréstimos, e esse valor representa o teto da oferta da instituição permitido pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO).
As empresas do Estado do Rio que ainda não são associadas, mas têm interesse nas linhas de crédito disponíveis nas cooperativas, podem obter informações no site do Sicoob Rio, através do link: www.sicoobrio.com.br/pj.