Será criado programa estadual de reúso de águas das estações de tratamento de esgoto

Projeto do deputado Carlos Minc foi aprovado na Alerj e segue para o governador em exercício, Cláudio Castro, que pode sancioná-lo ou vetá-lo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafael Wallace

Nesta quinta-feira (10/09), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, o projeto de lei 2.851/14, que cria o Programa Estadual de Reúso de Efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para fins industriais. O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

O principal objetivo é aproveitar as águas provenientes do reúso, que representam uma fonte hídrica alternativa para satisfazer parte da demanda crescente nas grandes cidades e para solucionar parte do problema de escassez da água. O projeto deverá ser desenvolvido por meio de parcerias entre iniciativas privadas e o poder público.

No caso de empresas públicas, elas poderão receber aportes financeiros do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). Já as empresas privadas que participarem do programa receberão créditos tributários. A qualidade da água tratada deverá ser atestada pelo operador da ETE e fiscalizado pelo órgão ambiental estadual. O Executivo deverá regulamentar a norma, que entrará em vigor em 60 dias após sua publicação no Diário Oficial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Será criado programa estadual de reúso de águas das estações de tratamento de esgoto

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui