Prefeitura disponibiliza vacinação extra contra o sarampo a pessoas entre 15 e 49 anos

Doses extras da vacina contra o sarampo estão disponibilizadas desde a última segunda (14/09) nas 235 unidades de Atenção Primária do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura do Rio de Janeiro está disponibilizando, desde a última segunda-feira (14/09), doses extras da vacina contra o sarampo a pessoas na faixa etária entre 15 e 49 anos. A imunização está disponível em todas as 235 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) da cidade, das 08h às 17h. A ação pertence à estratégia do Poder Executivo para o controle e enfrentamento do surto da doença, que vem sendo registrado desde 2019.

De acordo com a indicação do Ministério da Saúde, quem possui esquema completo da rotina de imunização contra o sarampo e já recebeu a vacina extra (Dose D), já está devidamente imunizado e não precisa receber uma nova dose.

Em 2019, foram registrados 131 casos de Sarampo na cidade; este ano, já são 606. A ampliação da faixa etária coberta pela vacina faz parte da estratégia de reforçar a chamada à população para ampliar a barreira de proteção, especialmente no momento em que casos da doença voltam a preocupar o país e o mundo. Ao longo de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 1.068.869 doses da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola). Mesmo assim, a cidade ainda não atingiu a meta de 90% de cobertura, estando com 71,59% da população imunizada até agora.

”A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro passa a recomendar a oferta da dose extra de campanha para o grupo etário de 15 a 49 anos, visando a vacinação contra o sarampo. Essa vacinação é feita independentemente do histórico de vacinas desse grupo etário, o que significa que indivíduos nesta faixa etária, mesmo que tenham seu esquema de vacina completo para sarampo, deverão procurar uma unidade de atenção primária e realizar sua dose extra. Essa é uma estratégia que visa o controle e o enfrentamento do surto de sarampo vivido no país”, diz Nadja Greffe, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, as pessoas de 15 a 49 anos integram o grupo etário com maior número de notificações de casos de sarampo. Ainda assim, vale destacar que o município do Rio ainda não registrou nenhum óbito pela doença.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura disponibiliza vacinação extra contra o sarampo a pessoas entre 15 e 49 anos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui