Pedaço de espigão na Rua do Mercado desaba sobre prédios históricos do Arco do Teles

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Grande placa de reboco se desprende de espigão da Rua do Mercado e destrói telhado de casario histórico vizinho
Parte da fachada lateral do Edifício Mercado 11 caiu durante as chuvas e destruiu o telhado de casario do Arco do Teles.

Depois da depredação do sobrado número 13 da Travessa do Comércio – conhecida pelo carioca como “Arco do Teles”, por conta do belo arco do século XVIII que dá acesso àquele logradouro – que teve telhas, forros e pedaços de madeira furtados por invasores, agora o casario histórico próximo à Praça XV sofreu mais um baque.

Uma grande placa da fachada lateral do espigão “Mercado 11”, prédio comercial em fachada de alumínio e vidro com entrada pela Rua do Mercado que dá fundos para a histórica ruazinha de paralelepípedos, se desprendeu durante as fortes chuvas que o Rio enfrentou hoje, e acabou por desabar sobre o casario, que é tombado pelo Município (IRPH) e pela União Federal (IPHAN).

A placa de reboco que se desprendeu da fachada do prédio tinha aproximadamente 2,20 metros de altura por 2 metros de largura, e acabou por atingir diversos sobrados da região. Segundo um especialista consultado pelo Diário do Rio, há possibilidade de mais pedaços se desprenderem, causando ainda mais danos. O pedaço se desprendeu de uma altura de cerca de 12 andares.

Ficou bem claro o dano ocasionado pelas chuvas à fachada lateral do prédio da Rua do Mercado, e o imenso pedaço de reboco caiu em cima dos prédios 2/4/6 da Travessa do Comércio, que tiveram grandes danos aos seus telhados. Segundo a proprietária, o telhado acabara de ser refeito, ao custo de 40 mil reais. (Foto: Tic Tac Administradora)
Ficou bem claro o dano ocasionado pelas chuvas à fachada lateral do prédio da Rua do Mercado, e o imenso pedaço de reboco caiu em cima dos prédios 2/4/6 da Travessa do Comércio, que tiveram grandes danos aos seus telhados. Segundo a proprietária, o telhado acabara de ser refeito, ao custo de 40 mil reais. (Foto: Tic Tac Administradora)

A empresa TIC TAC Administração de Imóveis, proprietária dos sobrados números 2, 4 e 6 da Travessa do Comércio, estava às voltas com o telhado de seus imóveis. Os pedaços que se desprenderam do prédio da Rua do Mercado atingiram em cheio os prédios, quebrando dezenas de telhas e danificando a cumeeira do telhado. “Acabamos de gastar 40 mil reais na reforma do telhado, que estava novinho, em perfeito estado. Agora, o dano foi enorme, e o condomínio da Rua do Mercado 11 terá que ser responsabilizado. Nosso prédio foi alugado e está passando por reformas, e isso vai atrasar a entrega do prédio aos novos inquilinos. Os advogados da empresa irão assumir o caso, pois pode haver lucros cessantes envolvidos além do dano material.“, disse Adriano Nascimento, representante da empresa.

Sebastião Nascimento, empreiteiro que está cuidando da marcenaria da obra, assistiu à queda do reboco. “Foi uma sorte que não estávamos mexendo na área onde caíram os maiores pedaços. Poderia ter ocasionado uma tragédia“, disse, num áudio de whatsapp.

O síndico do prédio da Rua do Mercado 11, causador do acidente, não foi encontrado para falar sobre o assunto.

O conjunto histórico do Arco do Teles remonta à vinda de Dom João VI ao Brasil, em 1808, e está dentre os imóveis mais importantes da história da Cidade, desde que a mesma tornou-se Capital do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pedaço de espigão na Rua do Mercado desaba sobre prédios históricos do Arco do Teles

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente pórem a situação dos casarios do entorno é deprimente, ocupado por comerciantes sem a menor preocupaçao de preservação, o local de grande importância histórica poderia ser muito melhor tratado pelos proprietários e pelo poder público

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui