A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, anunciou que os hóspedes de hotéis estão liberados para estacionar seus veículos na orla, mesmo nos sábados, domingos e feriados. O Diário Oficial do Município publicou, nesta quinta-feira (24/09), uma alteração no decreto que proibia o estacionamento de veículos nesse período na orla marítima do Rio, entre as praias do Leme e do Pontal. Os moradores que residem nas proximidades já estavam autorizados anteriormente. Agora, hóspedes da orla e da região também passam a ter esse benefício.
Para a secretária de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa, essa medida fortalece a rede hoteleira, responsável pelo emprego de milhares de pessoas.
“Buscamos ações que visam diminuir ao máximo o impacto da pandemia no setor, que é o mais afetado pela pandemia. Nesse momento de retomada da economia precisamos estar atentos em tudo que pode facilitar a manutenção dos empregos, sem, é claro, deixarmos de lado os cuidados e a atenção na prevenção à Covid-19”, declarou Camila.
Ao fazer o check-in no hotel, o hóspede vai receber um cartão com prazo de validade equivalente à estadia, que deverá ficar à mostra no painel do veículo. A construção da proposta foi feita em conjunto entre as secretarias de Turismo e Legado Olímpico (Seturleo), de Transportes (SMTR) e de Ordem Pública (Seop). O objetivo é não afugentar os turistas que estão movimentando a economia do setor, um dos mais prejudicados pela pandemia.
Os vereadores Marcelo Siciliano, Thiago K. Ribeiro , Rafael Aloísio Freitas, Cesar Maia e Carlo Caiado apresentaram na Câmara Municipal um Projeto de Lei para suspender a cobrança de multas por estacionamento na orla do Rio durante a pandemia do Coronavírus. Além dos pagamentos, o reboque de veículos estacionados em vagas autorizadas pelo Poder Público também seriam suspensos na orla da Capital Fluminense.