Procon-RJ lança cartilha para compras durante a Black Friday

As orientações são para que os consumidores fiquem atentos com fraudes e publicidade enganosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: reprodução

O Procon Estadual do Rio de Janeiro acaba de disponibilizar uma cartilha com dicas para consumidores e fornecedores durante a Black Friday, época em que os lojistas concedem grandes descontos ofertas a diversos produtos. As recomendações já estão disponíveis no site da instituição e também serve como um guia para que os comerciantes fiquem atentos aos procedimentos de preços, na oferta, troca, entrega e segurança no site.

Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, fala dos cuidados que os consumidores devem ter ao realizar compras durante a Black Friday: “É um evento importante para o comércio e desenvolvimento da economia, e uma oportunidade que o consumidor aguarda para comprar aquele produto que deseja com um desconto especial. É importante o consumidor ter atenção com a comparação de preços e a seriedade e idoneidade do fornecedor para não ter frustração. Quanto aos fornecedores é importante preservar a credibilidade do evento”.

A instituição recomenda que os consumidores pesquisem os preços dos produtos em sites e lojas diferentes para verificar se os produtos realmente estão com valores promocionais. Somente assim, será possível evitar que o comprador entre nas conhecidas “pegadinhas da maquiagem de preço”, quando o fornecedor aumenta o valor do produto com antecedência para simular um grande desconto.

É importante que os consumidores estejam atentos para o valor à vista e parcelado dos produtos, pois alguns fornecedores disponibilizam em destaque apenas o valor das parcelas em letras minúsculas e quantidade de prestações, que pode acabar induzindo  o comprador a erro. Tal prática apesar de comum é contraria ao Código de Defesa do Consumidor, o CDC.

Os compradores também deverão atentar-se para a garantia estendida, que muitos lojistas embutem no valor total do produto. Esta prática não é permitida e, portanto, para não ser enganado, é necessário que o comprador leia atentamente a apólice (documento que contém as regras da garantia estendida).

O prazo de troca é outra questão que causa dúvida. Nas compras em lojas físicas realizadas durante Black Friday a troca pode ser impossibilitada dentre dos parâmetros legais. Já nas compras feitas pela internet ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até 7 dias a contar da data da compra ou do recebimento do produto ou serviço para realizar tanto o cancelamento como a troca.

De acordo com o Procon-RJ é importante tomar cuidado com a segurança dos sites em que as ofertas são divulgadas. O consumidor deve desconfiar de valores muito baixos. Recomenda-se que ao entrar no site, confira na barra do navegador se o endereço eletrônico usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado, pois isso indica que o site é seguro. 

Além da cartilha com as dicas para os consumidores, que pode ser acessada no link, o Procon-RJ também está fazendo o monitoramento dos valores dos principais produtos vendidos na Black Friday, desde o mês de setembro para auxiliar os compradores. O material ainda não está disponível, mas em breve será publicado nas redes sócias oficiais do Procon-RJ.

A instituição alerta a população que em caso de descumprimento das ofertas divulgadas, o consumidor pode fazer reclamação diretamente nos seus canais de atendimento on-line.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Procon-RJ lança cartilha para compras durante a Black Friday
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui