A Secretaria Estadual de Saúde informou que nesta segunda-feira (09/11) serão retomadas as atividades do programa de cirurgia bariátrica. O serviço estava suspenso desde o dia 31 de agosto, quando terminou o contrato com a equipe que coordenava o trabalho.
Para os pacientes que eram atendidos pelo programa no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Norte, estão sendo reabertos 10 leitos de UTI, 29 de clínica médica e 8 de bariátrica. Quase seis mil pessoas aguardam na fila para ter o primeiro atendimento no programa.
Além disso, na próxima quinta-feira (12/11), o hospital irá retomar os exames de tomografia computadorizada. A equipe do hospital afirma que está entrando em contato com os pacientes para fazer o agendamento.
O programa
O Hospital Carlos Chagas é preparado para receber pacientes obesos mórbidos, com camas mais resistentes, vasos sanitários e balanças especiais que aguentam mais de 200 kg e um tomógrafo que tem uma abertura maior. Antes de ser suspenso, o programa estadual fazia 40 cirurgias por mês por videolaparoscopia, um método menos invasivo e mais seguro