A bucólica Rua Conde de Irajá, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, acaba de ganhar uma uma boa novidade para comemorar: a chegada do Le Terroir. O casarão de aproximadamente 100m abrigará, a partir de novembro, um espaço inteiro dedicado a uma das bebidas mais queridas pelos cariocas, o vinho.
O casarão de pé direito alto promete receber os mais variados públicos, para os entendedores de vinho ou leigos, em um ambiente de dois andares, confortável e descontraído. Um painel com mais de trinta retratos de personalidades apreciando sua boa taça convida para pedir mais uma e aproxima o público ainda mais da bebida. O lustre com garrafas é outro detalhe atraente e divertido. Para aqueles que buscam um cantinho para apreciar ao ar livre, podem contar com as mesas na calçada, ou se o desejo é algo mais intimista o lounge no jirau da casa.
Na carta, apenas 17 rótulos de excelente custo x benefício, incluindo opções orgânicas. Assinada originalmente pelo mestre Célio Álzer, falecido infelizmente durante o período da quarentena, a casa vai oferecer rótulos com o princípio de serem descomplicados. “Quero servir vinhos fáceis, sem presunção ou mis-en scene”, conta Patrícia.
Serão oferecidos espumantes, brancos, rosés, tintos e de sobremesa. Vinhos como o chileno Santa Ema Reserva Rosé, um orgânico de sabor fresco, composto por Cabernet Sauvignon e Syrah; e o Cepa 50 Monastrell Viñas Viejas, um tinto orgânico e vegano, produzido em Alicante, na Espanha. Outra novidade da casa é a régua de vinho, comumente vendido em bares com chope. Aqui ela aparece para uma degustação três taças distintas.
Além disso, as adegas aparentes no salão, também serão acessíveis aos clientes, pois a ideia é variedade e ter sempre outras opções, como, por exemplo, estantes só de vinhos nacionais ou naturais.
O menu vem com os sabores assinados pelo chef Fabio Nogueira. À frente do catering Trinca e Ferro há muitos anos, o experiente chef assume esta cozinha eclética, alinhado a todo conceito do lugar, a informalidade. Para ele, o chef criou uma ala dedicada aos risotos nos mais variados sabores; bruschettas, nos sabores linguiça e queijo coalho, brie com parma e aspargos e a clássica al pomodoro. Entre as entradinhas, prometem brilhar as tábuas de frios, e a de queijos artesanais (seleção do Clube do Queijo).
A salicórnia, uma iguaria encontrada em terras salinizadas e que vem aparecendo muito aos pouquinhos nos cardápios na cidade, aparece no ceviche com chips de batata doce e salicórnia, e na manteiga do couvert.
Fruto do sonho da jornalista Patricia Nogueira, dos seus irmãos, o chef Fabio Nogueira e Thiago Nogueira, e de sua da amiga de longa data, Angela Calixta, a ideia, para um futuro próximo, é de que o Le Terroir também seja uma casa de atividades culturais e, claro, voltadas para a celebrada bebida. Será criada uma extensa programação mensal, que passeia por degustações, música ao vivo, arte e noites especiais para todos.
Serviço:
Le Terroir
Endereço: Rua Conde de Irajá, 201 Botafogo
Tel: 3489-4491
Horário: Terça a sábado de 17h30 às 01h.
Capacidade: 68 lugares.
[…] Fonte: diario do rio […]