Nesta quarta-feira (11/11), às 19h, a Universidade Federal do Pampa (RS), em parceria com o Programa Arborização Urbana e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), promovem uma live para debater, entre outros temas, os benefícios e a função social da arborização urbana. O bate-papo terá transmissão ao vivo pela página do Facebook da SBAU.
A roda de conversa contará com convidados de peso, entre eles, Luciana Bongiovanni Schenk, arquiteta, urbanista, professora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).
Além de Ana Rita Sá Carneiro, arquiteta e urbanista. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro do Comitê Internacional de Paisagens Culturais e da ABAP.
A mediação ficará a cargo de Fernando Periotto, biólogo e professor de ecologia e recursos naturais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP).
Serviço:
Roda de Conversa: “Benefícios e a função social da arborização urbana”
Horário: 19h
Transmissão: Facebook da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana
Enfim um evento relevante…para preservação dos parques e praças.
Arborização é uma necessidade como aliada na amenização das temperaturas nos grandes centros urbanos.
O desmatamento, a ocupação irregular de morros e a não destinação em cada bairro de área verde para criação de parques e praças, ou o cuidado com as árvores nós já existentes, prejudicam muito a qualidade de vida de todos.
Os governos de todas as administrações das três esferas não pensam nisso.
São áreas cujas árvores são derrubadas para levantar prédios, criar estacionamentos ou outras estruturas de concreto, resultando, nisso, malefícios: contribuição para elevar a temperatura no ambiente, baixa absorção da água das chuvas pelo solo, além do que, se houvesse estímulo de parques e praças, a saúde, pelo ar mais saudável, e também pela prática de esportes, além de espaços de interação social.