Agentes do Procon Estadual do Rio de Janeiro fiscalizaram quatro laboratórios que realizam exame diagnóstico de Covid-19 (sorologia e PCR) para averiguar os procedimentos adotados. Denúncias apontam que empresas de análises clínicas estão demorando 10 dias para marcar o teste, quando realizado através de plano de saúde. Richet, Sérgio Franco, Bronstein e Felippe Mattoso, localizados em Botafogo, foram fiscalizados.
A operação foi deflagrada para verificar em que prazo os exames de sorologia e PCR estão sendo marcados, se os laboratórios fazem o diagnóstico pelo convênio e se a agenda para exames realizados através do plano de saúde ou particular é a mesma.
No Bronstein e no Sérgio Franco, os fiscais identificaram que o prazo mais próximo para agendamento dos exames de sorologia e PCR é de 4 dias. Já no Richet, o consumidor só consegue agendamento para 5 dias. Enquanto no Fellipe Mattoso, os exames são agendados para o mesmo dia.
Todos os estabelecimentos fiscalizados realizam os exames pelos planos de saúde, porém a marcação só é realizada após a autorização dos mesmos. Os laboratórios relatam que os convênios estão realizando a autorização em até 72h. As constatações serão encaminhadas para o departamento jurídico do Procon-RJ, que irá analisar se as normas da ANS estão sendo cumpridas.