O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) registrou aumento de 40% no número de vereadores eleitos fora da capital fluminense neste ano. Em 2016, foram 2 vereadores eleitos. Já em 2020, o partido conseguiu eleger 5 concorrentes para as Câmaras Municipais.
Em Niterói, o PSOL é quem detém o maior número de vereadores eleitos neste ano: três ao todo. A legenda também conseguiu fazer história ao eleger a primeira mulher transexual vereadora, Benny Briolly, com 4.358 votos.
Em São Gonçalo, ainda na região Metropolitana do Rio, com quase 5 mil votos, o partido elegeu o candidato Professor Josemar.
O PSOL também se fez presente nos resultados eleitorais da Região Serrana. Em Petrópolis, o partido ocupou a primeira colocação entre os vereadores eleitos com o professor Yuri Moura, que obteve 3.742 votos.
A Deputada Estadual Mônica Francisco abraçou a tarefa de interiorizar o PSOL por meio de candidaturas além da capital. “Acho que o PSOL dá uma resposta com o aumento da atuação para o interior do Estado, a força e a potência que a área demonstrou nesse momento. Foi importante as estratégias com figuras públicas com mandato e o próprio partido. Essa visibilidade é importante e fortalece, sobretudo, as candidaturas em defesa da educação e saúde pública ,de mulheres negras, e da população LGBTQI+”, avalia.