O Museu de Arte Moderna do Rio, MAM, sob a direção artística de Keyna Eleison e Pablo Lafuente desde setembro de 2020, vai inaugurar a primeira apresentação do acervo. Com obras da coleção e a arquitetura dos espaços expositivos, a exposição será inaugurada no dia 12/12, a partir das 10h.
A exposição conta com mais de 50 trabalhos de vertentes e períodos variados, revela a abrangência e a diversidade do acervo, e busca novos olhares em diálogo com os espaços do museu. São pinturas, esculturas, gravuras, instalações e objetos de artistas consagrados como Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Cícero Dias, Cildo Meireles, Djanira, GTO, Heitor dos Prazeres, Ivan Serpa, Luiz Zerbini, Lygia Clark, Mira Schendel, Rubens Gerchman,Tunga e Véio, entre outros.
Keyna Eleison fala sobre as expectativas para a inauguração “Realce é a primeira aproximação da Direção Artística com as coleções e a arquitetura dos espaços no MAM Rio. São exercícios de reflexão sobre as escolhas individuais e coletivas, e sobre o que pode ser dito e mostrado das coleções em várias perspectivas“.
O projeto expográfico foi desenvolvido com a arquiteta Juliana Godoy, a partir das paredes modulares criadas para o museu por Karl Heinz Bergmiller, em 1978. A arquiteta trabalhará durante 2021 com a Direção Artística na revisão do projeto expográfico permanente do MAM Rio.
Pablo Lafuente, ressalta o que desafios expográficos seduzem o pensamento: “Essa apresentação de obras dos acervos se propõe a pensar os trabalhos em relação com o prédio e a paisagem, respondendo à luz que entra pelos vidros do Bloco Expositivo, agora descobertos. A intenção é promover olhares curiosos e sem muitas certezas. E, se for possível, aproximar as peças e a arquitetura como se fossem novas para cada um de nós“, almeja Lafuente.
O MAM fica localizado na Av. Infante Dom Henrique, nº 85, no Aterro do Flamengo e está em funcionamento de quinta e sexta, das 13h às 18h e aos sábado e domingos, das 10h às 18h. O acesso é gratuito com contribuição sugerida no valor de R$ 20,00 para adultos e R$ 10,00 para idosos, crianças e estudantes. A compra dos ingressos deve ser feita pelo link. Mais informações podem ser obtidas no site e no Instagram do museu.
Sobre o MAM:
O MAM Rio fundado em 1948 voltado às vanguardas e à experimentação nas artes, cinema e cultura. Seu acervo de cerca de 15 mil obras, forma uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina. O museu realizou inúmeras exposições que marcam até hoje as expressões e linguagens das artes visuais e abrigou múltiplos movimentos artísticos brasileiros.
Desde janeiro de 2020, a nova gestão do MAM Rio, liderada pelo Diretor Executivo Fabio Szwarcwald, com o apoio do corpo de conselheiros do MAM e das demais áreas do museu, deu início a um processo de profunda transformação institucional envolvendo novas ideias, novos fluxos de trabalho e novas atitudes. As ações do processo de transformação buscam coerência com o projeto original do museu, pautado pelo tripé arte-educação-cultura. Um movimento de potencialização das ações já realizadas no museu, em consonância com seu histórico, e de acolhimento de todos que desfrutaram da efervescência dos diversos espaços do MAM Rio, incluindo públicos que nunca visitaram a instituição.