Nesta terça-feira (14/12), o Procon Estadual do Rio de Janeiro lança uma cartilha para alertar os consumidores sobre golpes praticados no ambiente virtual e orientar para que eles não se tornem vítimas. Notificações falsas, pacotes de dados gratuitos, ofertas muito vantajosas, formulários ilegítimos e solicitações de downloads são alguns dos golpes utilizados para coletar informações pessoais dos internautas. Além disso, existem também as fraudes nas quais as pessoas compram e não recebem o produto.
Para não ser vítima de golpistas, é importante ficar atento, desconfiar e ler a listagem do Procon-RJ, que explica de uma forma simples como os fraudadores enganam o consumidor.
Uma regra valiosa é sempre conferir se o endereço que aparece no navegador é o endereço oficial da empresa. Se for clicar em links de e-mails recebidos, observar antes o remetente para ter certeza que foi enviado realmente pela empresa. Ao efetuar compras através de boleto bancário, observar o cedente e o CNPJ, pois os sites confiáveis nunca emitem boleto no qual o nome do cedente é uma pessoa física.
“A melhor maneira de evitar o golpe é entender como funciona, como esses fraudadores agem. Por esse motivo criamos essa cartilha de como funcionam os golpes, para alertar a população. Com a pandemia, o número de consumidores que passaram a efetuar compras online aumentou e consequentemente, as tentativas de fraudes também” declara o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
A cartilha completa, abordando os golpes mais comuns e explicando como eles funcionam, está disponível neste link.