Levantamento da Universidade Federal de Viçosa (UFG), releva que o Rio de Janeiro é a cidade com maior números de mortes por Covid-19. Os dados foram coletados nos últimos 14 dias até o dia 15/12. Durante o período, foram registradas 657 óbitos na cidade.
Além da capital, outros 2 municípios do estado estão entre os mais afetados pelo coronavírus. Nova Iguaçu, na baixada fluminense apresentou 55 mortes, já São Gonçalo, na região metropolitana, teve 52 óbitos.
O município do Rio de Janeiro ocupa a segunda posição de maior número de casos registrados nas últimas duas semanas, perdendo apenas para São Paulo. Em matéria noticiada aqui, no DIARIO DO RIO, a Fiocruz já apontava, em seu boletim observatório Covid-19, que a situação do estado é caótica.
De acordo com o pesquisador da Fiocruz Cristovam Icict, “o Rio de Janeiro foi uma das primeiras cidades a iniciar a flexibilização das medidas de isolamento e o reflexo está sendo constatado agora com o aumento de casos”. A instituição também elaborou orientações às prefeituras com o objetivo de frear o avanço da doença.