Maior avião civil brasileiro pousa pela 1ª vez no Santos Dumont

O Embraer E2 é maior jato brasileiro a voar na rota mais movimentada do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Embraer E2, maior avião brasileiro, fez o seu primeiro voo na Ponte Aérea entre Congonhas e Santos Dumont, a rota mais movimentada do país, na manhã do último domingo, dia 20/12. O E195-E2, da Azul Linhas Aéreas possui pintura elaborada pelo grafiteiro Pardal, intitulada “Ararinha Azul”.

Com 41,5 metros de comprimento, o jato é mais comprido que o 737 MAX 8, que tem 39,4 metros e que o A320neo com 37,5m. Isso, somado com sua asa que é do tamanho destes jatos concorrentes, faz com que use um maior espaço no pátio, algo que é crítico em ambos os aeroportos, principalmente no Santos Dumont.

 A aeronave, é o maior jato comercial feito no Brasil e o segundo maior avião feito no país, ficando atrás apenas do C-390 Millenium, que é um cargueiro militar. Por conta de suas características específicas que ele não operou na Ponte Aérea até hoje, mesmo tendo entrado em serviço comercial no ano passado.

Ao todo, o avião realizou 4 pousos e arremetidas no Santos Dumont, tanto pela cabeceira 20L que é adjacente à Ponte Rio-Niterói, quanto pela cabeceira 02R, mais próxima do Pão de Açúcar. Horas depois, a aeronave decolou de volta para o Aeroporto de Viracopos em Campinas, onde fica baseada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maior avião civil brasileiro pousa pela 1ª vez no Santos Dumont
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui